A artista performática Marina Abramovic, que esteve recentemente em São Paulo com sua exposição retrospectiva Terra Comunal, declarou seu completo desapontamento com Jay Z. O motivo para tal seria sua colaboração com o rapper no clipe de "Picasso Baby", inspirado em sua obra A Artista Está Presente.

Em entrevista à revista Spike Art durante sua passagem pelo Brasil, Marina diz ter sido explorada pelo marido de Beyoncé, que prometeu colaborar com a divulgação do projeto para criar seu instituto em troca da adaptação de seu trabalho, mas acabou não mantendo a palavra.

"Eu não senti muita coisa. Há centenas de pessoas adaptando meu trabalho. Conheço jovens de grupos pop que adaptaram meu trabalho", declarou a artista ao ser questionada sobre sua impressão do clipe de "Picasso Baby".

"No dia anterior da performance, ele veio ao meu escritório e eu lhe fiz uma apresentação de Power Point e disse: 'Tudo bem, você pode me ajudar, porque preciso mesmo de ajuda para construir isso (o instituto). Depois ele me usou completamente e isso não foi justo. Foi muito diferente com Lady Gaga, por exemplo, que fez um ótimo trabalho para mim. Só por ter 45 milhões de seguidores, ela trouxe todos esses jovens para meu público", disse Marina relembrando sua parceria com a Mother Monster, que praticou pessoalmente o Método Abramovic.

"Nunca farei isso novamente, isso posso dizer. Fui muito ingênua. Era uma coisa nova para mim e não tinha ideia que isso iria acontecer. Foi muito cruel", concluiu Abramovic. Até o momento, Jay Z não se pronunciou sobre as declarações.

Relembre o clipe de "Picasso Baby":



Confira as letras, traduções e mais de Jay Z no Vagalume!