"O Novo Clássico": Iggy Azalea lançou, há exatamente um ano, seu álbum de estreia sob o pretexto de iniciar "uma nova tendência no hip hop", como disse em várias entrevistas entre 2013 e 2014.

Desde que "The New Classic" chegou às lojas em 21 de abril do ano passado, a rapper de Mullumbimby (cidade de 25 mil habitantes no sul da Austrália) alcançou sucesso inacreditável, enfrentou várias polêmicas e foi o alvo de críticas infinitas, consagrando-se assim parte essencial da indústria musical em 2014.

Com o hit inescapável "Fancy (feat. Charli Xcx)", colaborações de T.I. e Rita Ora, recordes quebrados e performances incansáveis ao redor dos Estados Unidos, Iggy (Amethyst Amelia Kelly de nascença) marcou a história da música com seu primeiro disco.

Confira abaixo a história do álbum através dos singles lançados pela artista:

"Work":
Iggy Azalea


O carro-chefe do disco foi lançado em março de 2013. Neste momento, o material ainda não tinha previsão de estreia ou título, e após as mixtapes "Ignorant Art" e "TrapGold", o single foi a primeira amostra do que a rapper traria em seu primeiro LP.

Aqui, a loira fala sobre sua história, desde quando limpava casas com sua mãe aos 15 anos, até o momento em que comprou uma passagem só de ida para os Estados Unidos, iniciando assim sua trajetória no hip hop. Há menções da música de Tupac como sua influência, e do casal Carter (Jay Z e Beyoncé) como modelos de carreira.

A canção chegou ao top 20 britânico, levando a rapper a excursionar o Reino Unido para expandir sua base de fãs. Hoje, o vídeo da música possui o "VEVO Certified", tendo ultrapassado 100 milhões de visualizações na plataforma.

Relembre o clipe a seguir:



"Bounce":
Iggy Azalea


O segundo single de "The New Classic" teve ainda mais impacto no Reino Unido, chegando à 13ª posição da parada do país. No entanto, mundialmente, é a faixa promocional menos conhecida da loira, e acabou entrando no álbum apenas como bônus da edição de luxo.

A música ganhou um clipe inspirado em Bollywood, contando com coreografias e dançarinas, algo inédito para a rapper. Por ser mais comercial, a artista enfrentou algumas críticas da comunidade do hip hop, mas ganhou elogios da crítica internacional por criar o perfeito "tema do verão" de 2013.

Relembre o clipe a seguir:



"Change Your Life (Feat. T.I.)":
Iggy Azalea


A parceria com seu mentor T.I. chegou após a notícia de que encerraria seu contrato com a Grand Hustle Records (comandada por Tip), já que após seis meses de divulgação pelo mundo, o álbum ainda não estava nem perto de ser lançado (ou finalizado).

No entanto, o rapper americano participou do single mesmo assim, e levou a pupila ao top 10 britânico pela primeira vez em sua carreira. O sucesso da canção foi impulsionado pelo polêmico clipe, que mostra a rapper de topless em uma piscina.

Foi com "Change Your Life (Feat. T.I.)" que a loira fez sua estreia na televisão americana, se apresentando ao lado do mentor no "Late Show With David Letterman".

Confira o vídeo oficial a seguir:



"Fancy (feat. Charli Xcx)":
Iggy Azalea


Aqui as coisas realmente mudaram, e a vitória tão sonhada finalmente chegou para Iggy Azalea, de apenas 23 anos.

Originalmente intitulada "Leave It", a canção tomou a forma que conhecemos (de cor) hoje após a entrada de Charli XCX na história, que compôs o refrão que deu o título ao mega hit. Depois de explodir mundialmente com um clipe temático, inspirado no filme "As Patricinhas de Bervely Hills", foram recordes quebrados e uma longa trajetória de sucesso.

A colaboração liderou a parada mais prestigiada do mundo, a norte-americana Billboard Hot 100, por sete semanas, tornando o reinado mais longo por uma rapper feminina. A faixa recebeu indicações ao Grammy, American Music Awards, Video Music Awards e muitos outros, além de ser nomeada por inúmeras publicações internacionais como a "Música do Ano" em 2014.

Relembre o clipe abaixo:



"Black Widow (Feat. Rita Ora)":
Iggy Azalea


Iggy, incansável, não parou por nem um segundo após o fenômeno "Fancy (feat. Charli Xcx)". O quinto single do álbum, que teve o refrão composto por Katy Perry, chegou à terceira posição da Hot 100 enquanto a parceria com Charli XCX ainda estava no top 5.

Neste momento, a artista já era bombardeada com críticas de que era "falsa", "fraude" e uma "popstar fabricada fingindo ser rapper". No entanto, seu sucesso deixou claro que o público discordava dos críticos mais amargos.

A colaboração com Rita Ora ganhou um clipe inspirado nas obras de Quentin Tarantino, e foi apresentada em premiações de grande porte como o Video Music Awards.

Relembre o vídeo a seguir:



Em novembro do ano passado, o disco foi relançado com material inédito, no álbum intitulado "Reclassified". Novos singles foram lançados ("Beg For It (Feat. Mø)" e "Trouble (feat. Jennifer Hudson)"), mas a faixa preferida dos fãs é a auto-explicativa "Iggy SZN".

Desde 21 de abril de 2014, tem sido a "Iggy Season" ("Estação da Iggy"), e à medida que o segundo álbum da rapper vai sendo finalizado, fica claro que esta temporada não irá acabar tão cedo.



Qual seu single preferido de "The New Classic"? Comente abaixo e veja muito mais de Iggy Azalea aqui no Vagalume!