Jack White (ao lado) dará aos fãs de Elvis Presley a chance de recriar a primeira sessão de gravação feita por aquele que viria a se tornar o Rei do Rock neste sábado (18).

Como se sabe, a carreira de Elvis teve início no dia em que ele foi até uma das populares cabines de gravação que podiam ser encontradas em vários pontos dos Estados Unidos para cantar. Com elas era possível gravar e levar para casa instantaneamente um disco com a sua voz.

Em 1953, Presley gravou duas músicas numa dessas cabines com a ideia de presentear sua mão com o disquinho resultante das "sessões". Uma funcionária do estúdio Sun ouviu o jovem cantor, gostou do que ouviu e o recomendou para seu chefe. O resto é história.

Elvis Presley
Elvis Presley Elvis Presley em 1953
Voltando a 2015, Jack White é o proprietário de uma das últimas dessas cabines ainda em funcionamento. Para marcar o "Record Store Day" (um dia criado para celebrar as lojas independentes de discos que é marcado por festividades e lançamentos exclusivos) ele irá liberar o equipamento para que algumas pessoas possam ser "Elvis por um dia" na sede da Third Man Records, a gravadora de White com sede em Nashville .

Como explica o site da companhia, os interessados entrarão na cabine, que só tem um microfone, para gravar uma canção. O resultado será prensado imediatamente em um compacto de 45 rotações que o "artista" levará para casa.

Essa ação também serve para o músico divulgar um dos lançamentos exclusivos mais aguardados desse "Record Store Day". Jack White comprou em um leilão o acetato com as primeiras gravações de Elvis Presley por US$300 mil e irá lançá-lo, em réplica idêntica ao original e edição limitada, comercialmente neste sábado.

Curta o som de Jack White e ouça os clássicos de Elvis Presley no Vagalume!