A conversa sobre o feminismo só cresce ultimamente, com artistas se pronunciando cada vez mais sobre o assunto. No entanto, há muito tempo cantoras se unem em faixas para exaltar a importância das mulheres no mundo da música, de colaborações entre duas das melhores vocalistas de todos os tempos, Mariah Carey e Whitney Houston, a um time impecável formado por Christina Aguilera, Pink, Mya e Lil Kim.

Nos últimos dez anos, artistas como Beyoncé, Rihanna, Shakira e Lady Gaga dominaram as paradas mundiais com seus trabalhos individuais, mas as parcerias que fizeram entre si marcaram e ainda marcam a geração atual.

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, relembre as cinco melhores parcerias femininas da última década:

Beyoncé e Shakira - "Beautiful Liar (feat. Shakira)"



As duas divas do pop se uniram em uma das colaborações mais memoráveis da música, juntas contra um homem que mantinha relacionamento com ambas. A canção foi número um na parada de dez países, e o clipe confunde até o maior fã nas cenas finais, nas quais as artistas trocam de posição enquanto fazem uma coreografia que só as duas conseguiriam dominar.

Iggy Azalea e Charli XCX - "Fancy (feat. Charli Xcx)"



O sucesso inesperado de duas artistas até então desconhecidas é a melhor parte desta parceria, que ganhou um clipe temático e disparou para o primeiro lugar da principal parada de singles do mundo, a Billboard Hot 100. A colaboração reinou por sete semanas, e consagrou a carreira das novatas ao levá-las ao Grammy e ao topo de todas as listas de "canção do ano" em 2014.

Jessie J, Ariana Grande e Nicki Minaj - "Bang Bang (feat. Ariana Grande, Nicki Minaj)"



Os vocais poderosos da britânica somados aos agudos suaves de Grande e aos versos impetuosos da rapper transformou uma música sobre um rapaz em um hino feminino de amor próprio. Computando a terceira melhor semana de vendas de 2014, a parceria rendeu algumas das melhores performances do ano passado, passando pelo Video Music Awards e o American Music Awards.

Lady Gaga e Beyoncé - "Telephone (feat. Beyoncé)"



Provavelmente o clipe mais icônico de toda esta lista, o vídeo da parceria marcou a música pop para sempre, com influências do diretor Quentin Tarantino e a atuação impecável das divas do pop. Lançada em 2010, foi um início perfeito para a nova década, alcançando o topo da parada dos Estados Unidos e outros oito países.

Shakira e Rihanna - "Can't Remember To Forget You (Feat. Rihanna)"



Apesar de não ter sido a colaboração mais bem-sucedida de ambas as cantoras, a mistura de reggae, rock e pop foi número um em cinco países, e rendeu um clipe bastante polêmico. Se foi pelas controvérsias ou simplesmente por ser estrelado por duas das maiores artistas da atualidade, "Can't Remember To Forget You (Feat. Rihanna)" é a colaboração feminina mais assistida da VEVO internacional.

Menção Honrosa: Madonna e Britney Spears - "Me Against The Music (Feat. Madonna)"



Foi com esta música que a Rainha do Pop coroou a Princesa do gênero, em um dos momentos mais inesquecíveis com mulheres da indústria musical. Fora desta década por pouco mais de um ano (o clipe foi lançado em outubro de 2003), a colaboração não podia deixar de ser mencionada, já que une o melhor das duas cantoras que mais marcaram suas gerações.

Para você, qual foi a melhor parceria feminina da última década? Comente abaixo!