Uma gravação rara do Nirvana foi postada ontem no YouTube. No áudio de cerca de 55 minutos pode-se ouvir registro do show que o trio fez há exatos 25 anos - em 12 de janeiro de 1990 - em um clube de Portland nos EUA. A postagem foi feita por um fã que registrou o concerto com seu gravador portátil. Aparentemente ele encontrou a gravação por acaso em uma caixa cheia de fitas antigas.

Nirvana letras
Nessa época, a banda ainda só tinha lançado o álbum "Bleach" (de 1989) e Dave Grohl ainda não fazia parte da formação do grupo liderado por Kurt Cobain.

Nesse show quem toca bateria é Dale Crover dos Melvins. Outro fato importante é que, foi nesse dia que Cobain (ao lado) conheceu Courtney Love (que já liderava on Hole) com quem se casaria em 1992.

O setlist teve no total 15 músicas. Além de faixas do primeiro álbum e de canções que saíram, ou sairiam, em singles e coletâneas, a banda também tocou as então inéditas "Polly (em versão elétrica) e "Breed". Ambas entraram em "Nevermind" lançado em setembro do ano seguinte e que tornou o trio uma das maiores e mais importanets bandas da história do rock.

A qualidade sonora do registro não é das melhores - tendo sido feita provavelmente por alguém da plateia com um gravador - mas o tape obviamente tem valor histórico para os fãs da banda que se desfez em 1994 depois que Cobain cometeu suicídio.

Ouça o registro:



Ouça o Nirvana e outras grandes bandas da história do rock aqui no Vagalume!