Uma nova medida do iTunes promete agitar o mundo da música e até estabelecer novos parâmetros para as paradas.

O site de downloads atualizou seus termos e condições, passando a oferecer aos usuários europeus o direito de devolver um conteúdo baixado e ganhar reembolso.

De acordo com o site 9to5Mac.com, o artigo adicionado ao contrato diz que "o comprador poderá se arrepender da aquisição até 14 dias depois de receber o comprovante sem precisar dar explicações, exceto nos casos que usar vale-presente".

A mudança está relacionada com o código de defesa do consumidor europeu que foi atualizado em julho e assegura o prazo de 14 dias para cancelamento ou devolução de bens ou serviços nos países do bloco. O prazo ainda poderá ser estendido por um ano, caso a empresa não informe corretamente ao comprador o período de devolução.

No entanto, essa medida abre a possibilidade de manipulação dos rankings do iTunes e da Official Charts Company, que monitora as vendas no Reino Unido. De acordo com especialistas, os fãs poderão facilmente se organizar para baixar o álbum ou faixa de seu ídolo na semana de lançamento, apenas com o intuito de colocá-lo em primeiro lugar, e depois simplesmente cancelar a compra.

Até o momento, nenhum representante do iTunes ou da Official Charts comentou a situação.

Vejas os principais nomes da música internacional aqui no Vagalume.