Morrissey não aceitou o convite feito pelo Channel 4 britânico para gravar uma "mensagem de natal alternativa" para ser exibida no mesmo momento em que a BBC exibe o pronunciamento anual feito pela Rainha Elizabeth.

O cantor, um dos mais críticos ao sistema monárquico britânico, disse que o dia 25 de dezembro não foi feito para a troca de farpas, ainda que sua visão sobre a realeza britânica seja bem conhecida.

Escrevendo para o site semioficial "True To You" o cantor disse que o pronunciamento feito pela rainha anualmente só mostra que "ela não tem nada a oferecer ou falar". O artista diz acreditar que não existe lugar para ela na atual Grã Bretanha que não seja a de uma pessoa repressora, e que por isso nenhuma opinião independente (sobre esse assunto) se faz necessária.

A mensagem alternativa de natal é exibida pelo Channel 4 desde 1993. Alguns dos pronunciamentos são bastante sérios, como os feitos pelo Reverendo Jesse Jackson, a atriz Brigitte Bardot ou antigo o presidente do Irã Mahmoud Ahmadinejad. Mas há também espaço para discursos mais leves - vide as mensagens feitas por Sharon Osbourne, o humorista Sasha Baron Cohen (como seu personagem Ali G) e até Marge e Lisa Simpson.

O responsável pela mensagem de 2013 foi Edward Snowden, que ficou famoso por tornar públicas informações secretas dos serviços de vigilância dos Estados Unidos.

Ouça as canções de Morrissey aqui no vagalume!