O saxofonista Bobby Keys morreu ontem (2) aos 70 anos em sua casa. O músico lutava contra uma cirrose e acabou sucumbindo à doença. Keys foi um dos mais lendários e conhecidos músicos de apoio da história do rock. Ele ficou famoso principalmente por acompanhar os Rolling Stones em discos e turnês por 45 anos.

O norte-americano Keys nasceu no mesmo dia e ano que Keith Richards, 18 de dezembro de 1942. a coincidência levou o guitarrista dos Stones a considerá-lo praticamente seu irmão. Em sua autobiografia, Keith diz que Bobby sempre foi o seu melhor amigo.

Músico precoce, aos 15 anos ele já estava tocando ao lado de ninguém menos que Buddy Holly, e dizem que ele pode ser ouvido em "Are You Lonesome Tonight?" de Elvis Presley, ainda que a história nunca tenha sido confirmada.

Rolling Stones
Rolling Stones Ao lado de Keith Richards, que o considerava seu melhor amigo
Ele entrou na órbita dos Rolling Stones por volta de 1969 e sua contribuição mais importante para o catálogo da banda foi o solo de "Brown Sugar" (1971), um dos mais icônicos do rock.

Infelizmente, o estilo de vida decadente dos Stones acabou contaminando Keys. Uma história clássica, diz que não só que ele encheu toda uma banheira com champanhe como teria bebido boa parte de seu conteúdo.

O resultado disso foi que ele começou a perder shows e agir de forma incoerente, o que irritou profundamente o vocalista Mick Jagger causando sua demissão e consequente afastamento do círculo interno do grupo em meados dos anos 70.

Rolling Stones
Rolling Stones No palco com os Rolling Stones
Keys voltaria a tocar com o grupo a partir de 1982 e seu sax esteve presente em todas as turnês e gravações do grupo desde então.

Seu último show com o grupo aconteceu em julho deste ano no festival de Roskilde na Dinamarca - já doente, ele não participou das apresentações da "14 on Fire Tour" acontecidas recentemente na Austrália.

Os Stones homenagearam o músico nas redes sociais. O Twitter da banda diz que o grupo está devastado com a perda de seu grande amigo e músico lendário. Keith Richards publicou uma nota escrita de próprio punho em que diz ter perdido seu melhor amigo no mundo e que ele não consegue expressar toda tristeza que sente nesse momento.

Apesar de ter ficado conhecido como acompanhante dos Rolling Stones, o saxofone do Bobby Keys pode também ser ouvido em músicas de John Lennon ("Whatever Gets You Through The Night"), Eric Clapton, Faces e Joe Cocker.

Ouça os Rolling Stones, e Bobby Keys, tocando "Brown Sugar", no lendário show que a banda fez na praia de Copacabana em fevereiro de 2006