Não é segredo que a cantora Taylor Swift é uma das melhores compositoras de sua geração, tendo recebido vários prêmios Grammy e homenagens do Hall da Fama de Compositores dos Estados Unidos. No entanto, a loira costuma receber críticas por escrever sobre seus ex-namorados e artistas famosos, inspirações que aparecem desde seu álbum de estreia homônimo, de 2006.

Esta semana ocorre o lançamento do quinto álbum da americana, "1989", no qual a própria artista brinca com sua reputação, em faixas como "Blank Space". Para comemorar o novo material, o Vagalume preparou uma lista com seis artistas que inspiraram músicas da cantora desde o início de sua carreira.

1. Joe Jonas

Taylor Swift


O ex-Jonas Brothers teve um romance breve com a loira, no verão de 2008. Infelizmente (para o cantor), o relacionamento não terminou bem: Jonas terminou o namoro com a americana em uma ligação com apenas 27 segundos de duração, inspirando imediatamente a última faixa do álbum "Fearless", "Forever & Always".

Melhor Verso: "Será que saí da linha? Disse algo honesto demais, que te fez correr e se esconder como um menininho assustado?"



Em seu próximo disco, "Speak Now", a cantora decidiu perdoá-lo com a nostálgica "Last Kiss", que fala sobre os melhores momentos do relacionamento e revela um lado mais sensível de Swift, que admite sentir saudades do astro em versos como "e eu continuo falando com nossos velhos amigos, só para perguntar como você está... Espero que esteja em um lugar bom".

Melhor Verso: "Então, eu observo sua vida por fotos, como costumava te observar enquanto dormia".



2. Kanye West

Taylor Swift


O rapper não marcou a vida de Taylor de um jeito bom: em 2009, a cantora ganhou seu primeiro "VMA" pelo clipe de "You Belong With Me", mas seu discurso de agradecimento foi interrompido pelo americano, que roubou o microfone, declarando o clipe de "Single Ladies (Put A Ring On It)" de Beyoncé o melhor do ano. Sem jamais esquecer o evento, Swift escreveu "Innocent" sobre o rapper, e até hoje se refere ao momento como "uma pequena interrupção" em sua vida.

Melhor Verso: "Tudo bem, a vida é uma plateia difícil. 32 e ainda está crescendo, você não é aquilo que fez. Ainda é inocente".



3. John Mayer

Taylor Swift


Depois de se encontrarem no final de 2009 para compor a canção "Half Of My Heart", presente no álbum "Battle Studies", os artistas iniciaram um romance que também não teve um final feliz. Apesar de nunca revelarem os motivos do término, fica claro na dramática "Dear John" que o cantor não encerrou o namoro de maneira adequada. Quando a faixa foi divulgada, o americano declarou estar "profundamente humilhado", e escreveu de resposta a música "Paper Doll".

Melhor Verso: "Agora estou brilhando como fogos de artifício sobre sua cidade triste e solitária".



4. Adam Young

Taylor Swift


Famoso como Owl City, Adam conheceu a cantora nos bastidores de um de seus shows em Nova Iorque em 2009, e revelou não acreditar quando percebeu que "Enchanted" era sobre ele. Romântico, o músico gravou uma nova versão da faixa como uma resposta à loira, mas os artistas nunca iniciaram um relacionamento.

Melhor Verso: "Por favor, não esteja apaixonado por outra pessoa. Por favor, não tenha alguém te esperando em casa".



5. Harry Styles

Taylor Swift


Um dos relacionamentos mais públicos da cantora, seus três meses de namoro com o integrante do One Direction renderam muito falatório, e mais recentemente, um álbum quase inteiro. Não são necessárias muitas repetições para perceber que "1989" é repleto de canções sobre o britânico, incluindo a mais evidente, "Style".

Melhor Verso: "Meia-noite, você vem me buscar de faróis apagados. É um caminho longo, pode acabar em chamas ou no paraíso".



6. Katy Perry

Taylor Swift


Inesperadamente, em entrevista à Rolling Stone, Taylor revelou que havia em seu novo álbum uma canção sobre outra cantora pop. Ao saber de alguns detalhes, os fãs da cantora associaram a história com a voz de "This Is How We Do", que no mesmo dia publicou em seu Twitter a emblemática frase "cuidado com as Regina Georges em pele de carneiro". "Bad Blood" é cheia de sarcasmo, e apesar de ser a única música revoltada de "1989", é divertida como a maior parte do repetório da artista que a inspirou.

Melhor Verso: "Ah, é tão triste pensar nos momentos bons, você e eu..."



Para você, qual a melhor música de Taylor Swift sobre um outro artista? Comente abaixo e comemore o lançamento de "1989" aqui no Vagalume!