2014 está se firmando como um dos piores, senão o pior, ano para a indústria da música. Até o momento, nenhum disco que saiu este ano vendeu 1 milhão de cópias, a marca necessária para se ganhar um disco de platina nos Estados Unidos.

Os únicos álbuns que ultrapassaram essa marca em 2014 - o mais recente trabalho de Beyoncé, a estreia de Lorde e a trilha sonora de Frozen, saíram no ano passado. Ao mesmo tempo, as vendas de álbuns caíram cerca de 13% em relação ao ano passado.

É por isso que a grande esperança da indústria está em "1989" de Taylor Swift (ao lado) que chega às lojas semana que vem.

Nicki Minaj letras
A expectativa tem razão de ser, afinal todos discos lançados por ela venderam pelo menos 4 milhões de cópias nos EUA. Sendo assim, o trabalho tem boas chances de se tornar o álbum mais vendido de 2014 no maior mercado mundial.

Segundo a edição americana da Rolling Stone, este ano foi marcado por vários discos que não chegaram nem perto do sucesso esperado. Quem acompanha as paradas da Billboard, já se acostumou a ver discos e mais discos estreando nos primeiros lugares com boa vendagem e rapidamente caindo do top 10 depois de algumas poucas semanas.

Para os especialistas, esses números são o resultado do aumento cada vez maior dos serviços de streaming como Spotify e Deezer.

O problema é que essas plataformas não rendem tanto dinheiro para os músicos e gravadoras como a venda de álbuns e downloads de canções.

Além de Taylor Swift, outros artistas com grande potencial de vendagem lançarão discos até o final do ano. Entre eles estão os Foo Fighters, Garth Brooks, Nicki Minaj (foto acima) e o Pink Floyd. Será que eles conseguirão "salvar o ano" do desastre total?

Você comprou algum CD ou fez download pago de um álbum em 2014? Comente!