Os clipes caracterizam visualmente a mensagem que os artistas querem transmitir com as suas canções, mas muitas vezes os conceitos das produções não agradam parte do público, e não só os vídeos mas também os músicos acabam sendo alvos de críticas. Quando abordam temas como sexualidade, os clipes causam mais impacto e geram controvérsias.

Confira abaixo uma lista dos clipes mais polêmicos de 2014 (lançados até agora):

Shakira e Rihanna - "Can't Remember To Forget You (Feat. Rihanna)"

Shakira


Apesar do sucesso da parceria de Shakira e Rihanna, o clipe da música chegou a receber uma petição formal para retirar a produção do ar, feita pelo vereador evangélico da cidade de Bogotá, Marco Fidel Ramirez. Na época do lançamento do video, o político alegava que a colombiana estava promovendo a homossexualidade e isso impactaria os jovens negativamente. Em resposta, Shakira declarou que a Colômbia precisa de um sistema de saúde melhor e não de um político que se preocupa com clipes de artistas.



Avril Lavigne - "Hello Kitty"

Avril Lavigne


A cantora Avril Lavigne lançou o clipe de "Hello Kitty" como uma homenagem aos seus fãs japoneses, mas acabou gerando controvérsias. A canadense foi acusada de racismo e apropriação cultural. Rebatendo as críticas, a artista desabafou: "Eu amo a cultura japonesa e passo metade do meu tempo no Japão. Fui até Tóquio para gravar esse clipe especialmente para os meus fãs japoneses, com a minha gravadora japonesa, coreógrafos japoneses e um diretor japonês no Japão".



Beyoncé - "Partition"

Beyoncé


A cantora Beyoncé se destaca em tudo o que faz, mas quando lançou o clipe de "Partition", a estrela foi apontada de uma forma negativa pelo apresentador Bill O'Reilly. O americano criticou o conteúdo sexual na produção, já que a artista simula que está fazendo sexo numa limousine. Numa entrevista, o apresentador chegou a declarar que Beyoncé é idolatrada pelos fãs adolescentes e que este tipo de vídeo podia promover e aumentar o número de adolescentes grávidas. "Acredito que uma artista como Beyoncé tem a obrigação de proteger as crianças", declarou O'Reilly. A esposa de Jay Z não chegou a comentar sobre este assunto.



Nicki Minaj - "Anaconda"

Nicki Minaj


Só pela capa do single de "Anaconda", Nicki Minaj já chamou a atenção do mundo inteiro e não seria diferente com o clipe da música. O vídeo foi lançado e chegou a ser o mais visto em 24 horas no Vevo, tendo 19,6 milhões de visualizações em apenas um dia. Mas uma produção tão ousada e voltada para o lado bem sensual da artista, não podia ficar de fora das críticas. O apresentador Al Roker declarou que este clipe foi uma forma desesperadora da rapper para ganhar sua popularidade novamente. Ele ainda descreveu o vídeo como "repugnante". A artista não deu nenhuma declaração e continuou a fazer performances ao vivo da faixa com uma coreografia bastante sensual.



Maroon 5 - "Animals"

Maroon 5


O clipe de "Animals" foi lançado na semana passada e recebeu duras críticas pela RAINN, sigla para The Rape, Abuse and Incest National Network (Rede Nacional de Incesto, Abuso e Estupro), uma entidade, que é a maior anti-agressões sexuais dos EUA, acusou a banda banalizar esse tipo de crime e provocarem uma confusão entre o que seria considerado romance e perseguição. Na produção, Adam Levine interpreta um açougueiro que desenvolve esse tipo sinistro de obsessão por uma garota, papel que ficou com sua esposa Behati Prinsloo. Até o momento, nenhum representante da banda se manifestou sobre a acusação.





E para você qual foi o clipe mais polêmico deste ano? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.