Os mais recentes álbuns de Damon Albarn (ao lado), Royal Blood, Anna Calvi e FKA twigs estão entre os indicados ao Mercury Prize de 2014.

Entregue desde 1992, essa é uma premiação diferente das outras, já que ela só tem uma categoria: a de melhor álbum feito por um artista britânico ou irlandês.

O vencedor do ano passado foi "Overgrow" de James Blake e nomes como PJ Harvey, Franz Ferdinand, Arctic Monkeys e Portishead já levaram o troféu e uma premiação de cerca de R$60 mil em dinheiro para casa.

DivulgaçãoAnna Calvi letras
Entre os indicados deste ano, três deles já haviam sido nominados em anos anteriores: Anna Calvi (ao lado) e a banda de jazz Polar Bear, ambos em uma ocasião, e Damon Albarn por três vezes. O músico concorreu duas vezes como integrante do Blur e uma como membro do Gorillaz, quando ele, de forma polêmica, pediu para que o disco fosse retirado da competição em 2001.

13 anos depois, o músico se declarou feliz por ver seu primeiro álbum solo, o elogiado "Everyday Robots", entre os concorrentes.

Segundo as casas de apostas londrinas, ele e o Royal Blood têm as maiores chances de levar o prêmio para casa. O vencedor será conhecido no dia 29 de outubro.

Damon Albarn, Anna Calvi e os outros indicados ao Mercury Prize estão no Vagalume!