As lendárias "Basement Tapes" - uma série de gravações caseiras feitas no verão de 1967 por Bob Dylan ao lado do grupo que em breve formaria a The Band finalmente serão lançadas oficialmente e na íntegra.

"The Basement Tapes Raw: The Bootleg Series Vol. 11", (capa ao lado) trará, em seis CDs, todas as faixas que conseguiram ser localizadas das sessões. São 138 músicas que foram gravadas na cidade de West Saugerties (perto de Woodstock). Uma edição simplificada com dois discos também será lançada em CD e vinil. O álbum chegará às lojas do exterior no dia 4 de novembro.

Bob Dylan
Bob Dylan Bob Dylan em 1967
Nessas sessões Dylan testou material inédito e também cantou várias covers de canções tradicionais. Gravadas de forma amadora, o cantor jamais cogitou lançar esse material oficialmente, porém tudo mudou quando em 1969 algumas dessas músicas foram lançadas naquele que é conhecido como o primeiro disco pirata da história do rock.

Em 1975, um álbum duplo com algumas gravações dessa época foi lançado oficialmente. Mas, o fato de muitas de suas canções terem sido tratadas em estúdio desagradou muitos fãs, que continuaram indo atrás de gravações piratas.

Essa notícia chega pouco depois do anúncio do lançamento do álbum do The New Basement Tapes.

Nesse projeto, nomes como Elvis Costello e Jim James do My Morning Jacket foram chamados para criar musicas para uma série letras originais escritas por Bob Dylan durante esse período que foram descobertas recentemente.

Ouça os clássicos de Bob Dylan aqui no Vagalume!