Pouco tempo depois do lançamento no início desta semana, o clipe "Shake It Off", nova música de Taylor Swift, foi alvo de críticas por supostamente reforçar o estereótipo de afro-americanos, por conta das cenas de mulheres negras dançando de forma sensual.

Earl Sweatshirt, integrante do grupo de hip hop Odd Future, foi um dos que comentaram o vídeo. "Não assisti ao vídeo de Taylor Swift e não preciso assistir para lhes dizer que é ofensivo e prejudicial", escreveu o músico no Twitter. "Perpetuam o estereótipo dos negros para grupos de garotas brancas que escondem seu preconceito dizendo que adoram a cultura", completou.

Mark Romanek, diretor da produção, resolveu se pronunciar sobre a declaração do rapper e explicou a intenção do clipe. "O fato dele não ter visto meio que invalida as observações. Nós simplesmente escolhemos estilos de dança que achamos que são populares e divertidos, e escolhemos os melhores dançarinos que nos foram apresentados sem nos importarmos com raça ou etnia", disse Mark ao site Vulture.

"Se você observar com atenção, trata-se de inclusão. O clipe é muito inocente e bem intencionado, e vamos lembrar que é uma sátira. Brincamos com uma grande variedade de vídeos musicais e seus clichês e estereótipos", concluiu.

O quinto álbum de estúdio da estrela pop, intitulado "1989", chegará às lojas no dia 27 de outubro.

Assista ao clipe de "Shake It Off":




Confira as letras, traduções e mais de Taylor Swift no Vagalume.