Em sua mais recente edição, o semanário britânico NME fez uma lista com os cem artistas que mais influenciam a música contemporânea. O primeiro lugar ficou com o Radiohead (foto).

O jornal explicou que para chegarem aos 100 nomes, eles deixaram o muitos dos cânones estabelecidos de lado. Assim, nomes como Bob Dylan, Elvis Presley, Who e até os Beatles ficaram de fora, por, segundo eles, não estarem influenciando diretamente os artistas mais novos. Ainda que o som deles esteja obviamente na base de praticamente tudo o que se escuta atualmente.

Led Zeppelin letras
Apesar do critério um tanto discutível, essa decisão abriu espaço para que gente que raramente é lembrada em listas desse tipo aparecessem com destaque - artistas pouco conhecidos como Gun Club, Triffids, The Chills e Nick Lowe acabaram marcando presença no top 100.

Ainda assim vemos Black Sabbath, Led Zeppelin (ao lado), Joy Division, Velvet Underground, Bruce Springsteen e David Bowie - este na segunda colocação - na lista.

Voltando ao Radiohead, o NME diz que, enquanto na metade dos anos 90, a maioria das bandas estava gastando dinheiro com cocaína e simplesmente ligando um pedal de distorção para fazer seus discos, o quinteto britânico preferiu usar de seu tempo e dinheiro para construir um estúdio onde passaram a buscar sons jamais ouvidos até então.

David Bowie
O texto diz que a banda segue nessa trilha inovadora e experimental até os dias de hoje e cita bandas como Arcade Fire, TV On The Radio, Tame Impala e The XX entre os nomes que foram influenciados por eles.

Sobre David Bowie (ao lado), o jornal diz que , entre os artistas da "velha guarda", o nome dele é o que os jovens artistas citam com maior regularidade atualmente.

Kanye West, White Stripes, The Strokes, The Flaming Lips, Gun Club, Kate Bush, Nick Cave
e The XX foram os outros nomes que ficarm no top 10 dos artistas mais influentes do momento.

Ouça "Paranoid Android" lançada pelo Radiohead em 1997



Quem é o artista mais influente do mundo no momento? Comente e ouça Radiohead, David Bowie, Kanye West e os outros nomes que entraram na lista do NME no Vagalume.