Dave Davies, o guitarrista fundador dos Kinks (primeiro à esquerda na foto acima), voltou a dizer que foi ele, e não o futuro Led Zeppelin Jimmy Page o responsável pelo clássico solo de "You Really Got Me" de 1964. A música é conhecida como uma das precursoras do heavy metal, graças ao seu uso pioneiro das guitarras distorcidas, e de seu solo estridente.

The Kinks letras
Há décadas existe essa lenda de que foi na verdade Page - que na época trabalhava como músico de estúdio - o verdadeiro responsável pelo clássico solo. A história voltou a ser contada em um documentário feito pela rádio BBC sobre a banda - que celebra seus 50 anos em 2014.

Ainda que o próprio Jimmy Page já tenha negado sua participação na faixa, pelo visto há gente que ainda tem dúvidas sobre o fato. Dave Davies usou sua página no Facebook para refutar as insinuações feitas no programa radiofônico.

"A BBC mente sobre os Kinks e Dave Davies em seu novo documentário", escreveu o músico.

Ele pediu para que seus fãs enviassem mensagens para o Twitter do produtor e também para o do apresentador do programa, para mostrar seu descontentamento. "Eu, Dave Davies inventei o som da guitarra distorcida e toquei o solo em "You Really Got Me" e Ray Davies tocou a guitarra rítmica. Nós jamais usamos NENHUM outro guitarrista em nenhum dos hits dos Kinks", concluiu o músico.

Os Kinks foram uma das bandas mais importantes do rock dos anos 60. O grupo separou-se em 1996 e os boatos de que o grupo irá se reunir ainda em 2014 para marcar seu cinquentenário há tempos circulam pela internet e jornais, ainda que, até o momento, nada tenha sido confirmado.

Ouça "You Really Got Me". O polêmico solo começa depois 1 minuto e 13 segundos.



Ouça os clássicos dos Kinks aqui no Vagalume!