O canal de música digital Radio 1Xtra's, da rede britânica BBC, divulgou na última sexta-feira (11) um ranking de artistas considerados os mais importantes da música negra urbana no Reino Unido e causou controvérsia.

A primeira posição ficou com Ed Sheeran, seguido por Disclosure, Tinie Tempah, Sam Smith e Rudimental. Outros nomes de diferentes etnias também aparecem entre os escolhidos, como Katy B, Rita Ora, DJ Fresh e Jessie J.

Apesar de não considerar etnia e ter sido feita pela audiência e por especialistas da indústria fonográfica, incluindo dados como vendas, qualidade da música e impacto ao redor do planeta, vários artistas e pessoas ligadas ao nicho resolveram contestar a lista.

"Nós influenciamos um cara e de repente foi ele que nos influenciou", escreveu o rapper Wiley. "Ed Sheeran é um grande artista, mas ele não é o mais influente da música negra urbana no Reino Unido. A indústria da música na Inglaterra está retrocedendo".

"Feliz de ver um cara super, super branco nomeado o 'homem mais poderoso na música negra hoje', tuitou o colunista Sam Diss.

Depois da repercussão, a emissora emitiu um comunicado defendendo as escolhas. "Somos uma estação que se importa profundamente com a música negra. Desde Stylo G até Fekky; são todos artistas que foram tocados, apoiados e orientados pela 1Xtra, muito antes de ninguém se importar. Há um debate para se ter em torno do apoio popular à música negra. Preocupações legítimas foram levantadas sobre a pressão que alguns artistas sentem ao competir comercialmente", declarou o representante da estação, Austin Daboh.

Veja abaixo a lista dos 20 mais influentes da música negra no Reino Unido:

1. Ed Sheeran
2. Disclosure
3. Tinie Tempah
4. Sam Smith
5. Rudimental
6. Emeli Sande
7. Naughty Boy
8. Katy B
9. Krept & Konan
10. Fuse ODG
11. Boy Better Know
12. Rita Ora
13. Lethal Bizzle
14. DJ Fresh
15. Jessie J
16. Wiley
17. Giggs
18. Laura Mvula
19. Wretch 32
20. Dizzee Rascal

Confira estes e muitos outros artistas aqui no Vagalume.