Coldplay, Paolo Nutini e Ellie Goulding são os três artistas que encabeçam a lista divulgada pela Official Charts Company com os álbuns que mais venderam no primeiro semestre na Grã Bretanha.

Mais de 375 mil cópias de "Ghost Stories" do Coldplay (ao lado) já foram adquiridas, 168 mil delas só na primeira semana de lançamento. "Caustic Love" de Nutini foi comprado por 329 mil britânicos e "Halcyon" de Ellie Goulding passou das 275 mil cópias.

Paloma Faith
Paloma Faith Paloma Faith
No caso de Goulding vale lembrar que as vendas da versão original do álbum e sua versão expandida - chamada "Halcyon Days" - são somadas. Dessa forma, o disco de 2012, já está quase batendo no milhão de cópias vendidas.

A lista dos dez mais, traz algumas curiosidades: dois dos discos, por exemplo, chegaram até o segundo lugar da parada, mas não conseguiram o cobiçado número 1, apesar das ótimas vendas.

São eles: "A Perfect Contradiction" de Paloma Faith, o quarto álbum mais vendido de 2014 até aqui, e "If You Wait" do London Grammar, o oitavo.

Arctic Monkeys
Arctic Monkeys Arctic Monkeys
Impressionante também foi ver o recém-lançado "X" de Ed Sheeran já aparecendo em 12° lugar na lista - graças às 182 mil cópias que o trabalho vendeu em apenas sete dias. O desempenho faz dele um forte candidato a se tornar o álbum mais bem sucedido de todo o ano no Reino Unido.

A lista dos dez mais vendidos ainda tem "In The Lonely Hour" de Sam Smith (em quinto), "G I R L" de Pharrell Williams (sexto), "Bad Blood" do Bastille (sétimo), o álbum homônimo de Beyoncé (nono) e "AM" dos Arctic Monkeys em décimo.

Ouça os álbuns mais vendidos de 2014 aqui no Vagalume!