Jack White - Lazaretto
Jack White
Jack White Lazaretto
É compreensível entender as razões para muitas pessoas considerarem Jack White um artista, na melhor das hipóteses, superestimado. O fato é que ele divide opiniões, por maior que seja seu fã clube e o respeito com que é tratado por imprensa e outros músicos.

Dito isso, vale dizer que "Lazaretto" certamente não irá fazer com que os detratores mudem de opinião sobre ele. Isso porque o álbum traz mais ou menos o esperado: um pouco de blues, os riffs ao estilo Led Zeppelin, uma ou outra esquisitice e algumas baladas country

Jack White
Jack White (Foto: reprodução Rolling Stone)
Por outro lado, quem gosta dele desde seus tempos de White Stripes certamente irá gostar bastante do trabalho. Afinal, nesses mais de dez anos de estrada, o cantor e guitarrista já conseguiu criar um estilo que pode ser chamado de seu e segue absoluto dentro de seu domínio.

O álbum mostra que White canta e toca cada vez melhor, e que decisão de trabalhar com uma banda mais numerosa, formada por músicos tão bons quanto ele, foi das mais acertadas.

No final, "Lazaretto" se mostra mais um belo disco a sair com a assinatura de jack White e certamente irá merecer um lugar nas listas de grandes álbuns de 2014. Resta apenas saber se desta vez ele irá trazer seu show ao Brasil. Afinal ele é um daqueles artistas que são ainda melhores em cima do palco.


Ouça "Lazaretto", a faixa que dá título ao novo álbum de Jack White





Skank - Velocia

Skank
Skank Velocia
Depois de quase seis anos desde seu último álbum de inéditas, finalmente o Skank está de volta. Nesse tempo a banda mineira seguiu fazendo shows, lançou um álbum ao vivo e outro com faixas de arquivo. Mas era óbvio que os fãs estavam sentindo falta de um trabalho realmente novo dos mineiros.

Para esses, a boa notícia é a de que a espera valeu a pena. "Velocia" é muito provavelmente o melhor disco deles desde "Cosmotron" (2003) e mostra que depois de mais de 20 anos, Samuel Rosa e cia. já podem assumir sem medo o seu legado.

E foi assim que o grupo se permitiu fazer o que sabe de melhor, e de quebra conseguiu unir o Skank "do começo" - ligado em reggae, dancehall e música brasileira suingada - com o posterior - com as influências de Beatles, britpop e do som do Clube da Esquina mais visíveis. Que eles tenham feito isso e ainda entregar um disco homogêneo, só prova o fato de que eles são uma das nossas últimas grandes bandas pop.

Skank
Skank (Foto: Divulgação)
Dessa forma já deixamos claro que o reggae pop "Ela Me Deixou", escolhido para ser o primeiro single, não é parâmetro para o resto do álbum, que traz faixas bem diferentes dela.

"Velocia" mostra que a decisão de só voltar ao estúdio quando realmente tivesse algo a dizer, mostrou-se acertada. Afinal não há mesmo razão para, a essa altura e nesse mercado, lançar um disco apenas por lançar.

Trazendo uma mistura de velhos parceiros - Nando Reis, Chico Amaral - e mais uma leva de novos colaboradores - Lucas Silveira do Fresno, Lia Paris, Emicida, B Negão, "Velocia" mostra um Skank renascido e pronto para encarar mais uns bons anos de estrada.

Ouça "Ela Me Deixou" com o Skank. presente no álbum "Velocia"





Kasabian - 48:13

Kasabian
Kasabian 48:13
Apesar de gozar de enorme popularidade no Reino Unido, no resto do planeta o Kasabian é basicamente uma banda cult. E, a se julgar por esse disco, as coisas deverão continuar assim para a turma de Serge Pizzorno.

Não que o álbum seja ruim. Apesar das notas dos críticos terem ficado no geral entre o 5 e o 7, ao menos nas primeiras audições, ele soa como um dos discos mais interessantes do quarteto. 48:13 mostra que a fórmula de equilibrar uma faceta mais roqueira com outra chegada em instrumentação eletrônica e no som feito para as pistas de dança, ainda rende.

Kasabian letras
O que talvez ele não tenha, é aquele diferencial capaz de fazer com que o grande mercado americano, ou os fãs de outros estilos, queiram abraçá-los.

De qualquer forma a situação da banda é bem confortável. Afinal deve ser bom poder se dar ao luxo de ser um dos headliners do festival mais importante de seu país - o de Glastonbury - enquanto em outros países você pode se apresentar em lugares menores para uma plateia reduzida, mas realmente interessada e menos dispersa.

Se você nunca os ouviu, mas curte, digamos, os Arctic Monkeys ou bandas dos anos 90 como Verve ou Oasis, certamente encontrará muita coisa aqui - e nos outros quatro álbuns deles - que será de seu agrado.

Ouça "Eez-Eh" com o Kasabian, presente no álbum 48:13