O semanário britânico NME perguntou para que 101 músicos indicassem um disco que eles acreditavam que deveriam ser ouvidos por todos. A lista final foi publicada na mais recente edição do jornal e se mostrou bem eclética. Nela vemos álbuns mais recentes e outros bem antigos, famosos e obscuros dos mais diferentes estilos musicais. Aqui vão algumas das sugestões dadas por eles.

The B-52's
The B-52's The B-52's
Dave Grohl do Foo Fighters recomenda a audição do álbum de estreia dos B-52's. Para ele o disco de 1979 foi o primeiro que realmente o fisgou, especialmente pela simplicidade da música que, segundo ele, eram tão simples de se aprender que logo ele estava tocando todas as suas faixas.

Isso, obviamente, foi de fundamental importância para que ele se tornasse quem é hoje em dia. Grohl também destaca todo o apelo visual e gráfico da banda "as garotas pareciam ter vindo do espaço sideral e tudo ali estava ligado", diz o astro.

The Smiths
The Smiths Louder Than Bombs
Brandon Flowers escolheu "Louder Than Bombs", a compilação lançada pelos Smiths em 1987. O vocalista do The Killers, lembra que enquanto todos os garotos de sua idade escutavam bandas como o Korn, ele estava "do outro lado do espectro", ouvindo o quarteto britânico. O cantor lembra que não se sentia melhor do que eles, mas que gostava de ter algo que era apenas seu.

Flowers diz que "Louder..." tem as suas duas músicas favoritas da banda: "You Just Haven't Earned Yet, Baby" e "Stretch Out And Wait", ambas entre as mais obscuras do grupo.


Failure
Failure Fantastic Planet
Hayley Williams do Paramore escolheu um disco bem mais obscuro: "Fantastic Planet" do Failure de 1996. Para ela, o terceiro e derradeiro álbum desta banda de Los Angeles é "a epítome do rock alternativo dos anos 90." William lembra que o disco é pesado, com muita repetições de notas e que os timbres de guitarra dele são "ultrajantes".

Ela diz que gosta mesmo do disco por ter a impressão de que o vocalista Ken Andrews, soa como se não estivesse ligando para nada. "Ele só esta'cantando sobre as coisas pelas quais ele é apaixonado", conclui a cantora.

Não deixe de conferir esses, e vários outros, álbuns clássicos, aqui no Vagalume!