Kaiser Chiefs - Education, Education, Education & War
Kaiser Chiefs
Kaiser Chiefs Education, Education, Education & War
Quando o vocalista dos Kaiser Chiefs Rick Wilson, foi anunciado como um dos jurados do The Voice britânico, muita gente ficou sem entender. Afinal, os roqueiros, ainda mais os de bandas indie, tendem a sentir asco desse tipo de programa.

Wilson pelo menos foi sincero ao dizer que só tinha aceitado esse trabalho para vender mais discos de sua banda. Ainda que para muitos tal atitude não seja lá das mais nobres, não se pode negar que a estratégia não tenha funcionado.

Kaiser Chiefs
A verdade é que a carreira dos Kaiser Chiefs parecia estagnada há uns bons anos. Apesar da banda ser ainda uma boa atração ao vivo - quem os viu no Lollapalooza no ano passado sabe disso - seus discos estavam vendendo cada vez menos e a imprensa há tempos parecia ter se esquecido deles.

A situação está sendo revertida com esse "Education, Education, Education & War", um bom disco, ainda que ele não supere os dois primeiros álbuns do grupo.

Independentemente disso, o trabalho traz boas canções - "My Life é, por exemplo, uma das melhores da carreira deles - e mostra a banda com fôlego renovado.

A exposição televisiva de Wilson (foto acima) ajudou o público a se lembrar da banda. O resultado disso foi que o disco estreou no topo da parada britânica e, ao que tudo indica, irá ficar por lá por mais uma semana pelo menos.

Ouça "Coming Home" com os Kaiser Chiefs, presente no álbum "Education, Education..."





Johnny Cash - Out Among The Stars
Johnny Cash
Johnny Cash Out Among The Stars
É curioso ver que de todos os pioneiros do rock, Johnny Cash é o que parece seguir com o perfil mais atual - pensem que se estivesse vivo e excursionando, ele poderia tocar em qualquer festival do planeta em horário nobre. De que outro artista que lançou seu primeiro disco na segunda metade dos anos 50 podemos falar o mesmo?

Mas nem sempre as coisas foram assim. Entre o auge dos anos 50 e 60 e o renascimento na década de 90, Cash também sofreu. Principalmente porque o mercado da country music mudou de forma radical.

Nesse período, a música que ele fazia há décadas, ficou completamente fora dos padrões. As tentativas de tentar se adequar ao novo modelo, foram ainda mais embaraçosas e não a toa, o cantor foi dado como acabado, ainda que seu brilho ainda pudesse ser encontrado eventualmente em algumas faixas esporádicas.

Johnny Cash
Esse "Out Among The Stars" mostra bem como a indústria o tratou nessa época. O álbum deriva de sessões feitas em 1980 e 1984 que na época foram rejeitadas pela Columbia - a gravadora que foi sua casa desde os anos 60 e que em 1986 iria sem a menor cerimônia dispensá-lo.

Ouvindo agora o álbum, é de se perguntar as razões para tal rejeição. O disco soa no mínimo tão ou mais interessante que quase todo material lançado por ele
nos anos 80. Sua voz estava ótima e o repertório é muito bem escolhido.

No fundo, foi até bom que o álbum não tenha saído na época, já que agora ele tem a chance de ser ouvido com um respeito e atenção que nenhum dos discos lançados por ele nesse época jamais tiveram. O trabalho está vendendo muito bem, ainda mais para um artista morto há mais de uma década, e certamente irá fazer com que aqueles que só conhecem os trabalhos ditos mais clássicos de cash a investigarem mais os tais "anos perdidos", em busca de mais pérolas como as que podem ser encontradas aqui.

Ouça "She Used To Love Me a Lot" com Johnny Cash, do álbum "Out Among The Stars"





Wilko Johnson and Roger Daltrey - Going Back Home
Wilko Johnson
Wilko Johnson Going Back Home
Roger Daltrey é um nome que dispensa apresentações, ainda assim para quem não o conhece vamos lá: vocalista do The Who e um dos maiores cantores que o rock já viu. Já o guitarrista Wilko Johnson só é mais conhecido por fãs mais dedicados do rock britânico.

No início dos anos 70 ele liderou o Dr. Feelgood, uma banda que ajudou a preparar o terreno para a chegada do punk ao buscar uma retomada de um som mais cru e básico, que ia contra quase tudo o que se fazia naquela época.

Apesar de nunca ter feito grande sucesso comercial, principalmente depois que deixou a banda em 1977, Johnson sempre foi uma figura querida na Inglaterra. Nos últimos anos seu trabalho passou por um período de revitalização, com reedições de luxo, documentários e shows de prestígio.

E quando tudo parecia estar caminhando para um final feliz, no ano passado, Wilko foi diagnosticado com câncer inoperável de pâncreas. Corajosamente ele decidiu não fazer quimioterapia e simplesmente curtir os seus últimos momentos na Terra da melhor forma possível.

Wilko Johnson
Wilko Johnson Wilko Johnson e Roger Daltrey
O músico então começou a fazer uma série de shows de despedida e deu algumas das entrevistas mais francas e emocionantes já vistas na história da imprensa roqueira - afinal, segundo os médicos, ele só tinha mais seis meses de vida.

Assim que soube da história, Daltrey ligou para Wilko e disse que queria gravar um disco em parceria e que cantaria "o que ele quisesse".

Foi assim que nasceu esse disco. Um álbum curto e grosso de rock'n'roll e rhythm and blues onde a espontaneidade é o que conta. O repertório é composto no geral por canções do Dr. Feelgood e dos álbuns solo de Wilko e serve como uma boa porta de entrada para a sua obra.

O disco também serve como uma bela prova do poder terapêutico da música. O fato é que apesar de estar com um tumor "do tamanho de uma laranja" (como disse Daltrey em uma entrevista), Wilko continua vivo, bem humorado e fazendo shows. Que ele continue assim por muito mais tempo.

Ouça "I Keep It To Myself" com Wilko Johnson e Roger Daltrey, de "Going Back Home"