Finalmente as performances que o R.E.M. gravou para o Acústico MTV serão lançadas de forma oficial. A banda foi a única atração internacional a fazer duas apresentações no popular programa, que rendeu uma série de discos extremamente bem sucedidos na década de 90.

R.E.M.
R.E.M. O viocalista Michael Stipe no Unplugged do R.E.M. em 1991...
A primeira performance da banda no programa aconteceu em 1991, na época do lançamento de "Out Of Time", o disco responsável pelo estouro definitivo do quarteto. O show se tornou importante por ser um dos únicos feitos por eles nessa época - apesar do enorme sucesso de "Losing My Religion", o grupo decidiu não sair em turnê. Ao mesmo tempo esse espetáculo foi feito, antes da marca "Unplugged MTV" se tornar uma grife de milhões de dólares. O show é bem simples, com apenas a banda e um músico de apoio no palco e instrumentação efetivamente acústica.

Nessa participação no Unplugged o R.E.M. tocou 17 músicas, mas apenas 12 foram ao ar. Agora os fãs poderão escutar o show completo.

R.E.M.
R.E.M. ... e dez anos mais tarde
Para celebrar os dez anos dessa performance, o grupo voltou à MTV para gravar uma nova sessão para o programa. Já sem o baterista Bill Berry, eles tocaram 16 músicas, sendo que apenas 10 foram exibidas. Essa apresentação também será ouvida na íntegra pela primeira vez.

"Unplugged: The Complete 1991 And 2001 Sessions" sairá primeiro em uma desejada edição quádrupla em vinil em edição especial para o "Record Store Day". Em maio o álbum sairá em CD e estará disponível para download.

Ouça "Losing My Religion" no Unplugged de 1991 - essa foi a única música que esteve presente nas duas apresentações da banda no programa.



Relembre os hits do R.E.M. aqui no Vagalume!