A história da música mostra como a parceria entre familiares, principalmente irmãos, dá certo. São tantas bandas e duplas que fica difícil ignorar o fato. Afinal de contas, a ligação familiar pode ajudar os músicos a passar os momentos difíceis que a carreira musical proporciona.

Porém, a ligação forte e a facilidade para entender o que se passa na cabeça do companheiro de banda ajuda também bastante a tornar tudo mais harmonioso. Composições tocantes, improvisações empolgantes e outras tantas coisas que muitas vezes o laço familiar pode proporcionar.

A pergunta que fazemos é: Você sabe quem são essas bandas e duplas formadas por pessoas da mesma família? Existem artistas que sabemos só de lembrar de uma de suas músicas, como são os casos dos irmãos Gallagher da banda Oasis e da dupla Sandy & Junior. Mas, além deles, você conhece alguém?

Pensando nisso, o Vagalume resolveu contar a história de artistas que possuem integrantes da mesma família! E temos certeza que alguns dos nomes a seguir irão te surpreender!

AC/DC

AC/DC
AC/DC O AC/DC em 1979: Malcom Young é o de camisa branca e Angus Young de chifres (Foto: Divulgação)
Surgida em 1973, a banda dos irmãos Angus e Malcom Young trouxe um pouco mais de rebeldia e safadeza pro rock 'n roll e acabaram se tornando uma das maiores vendedoras de discos de toda a história. O som, visual e temática pouco mudaram nesses anos todos e talvez isso explique o sucesso que a banda ainda desfruta. O AC/DC também é das raras bandas com familiares em sua formação que mesmo com décadas de estrada segue unida.

Em seus primeiros anos o AC/DC contava com o vocalista Bon Scott, alguns anos mais velho que o resto do pessoal e bem mais louco (Angus apesar de balançar a cabeça e se jogar no palco enlouquecidamente garante jamais ter usado drogas). Em 1980 no momento em que a banda estava pronta para o mega-estrelato Bon acabou exagerando literalmente na dose e acabou morrendo com 33 anos.

Mesmo de luto os irmãos (mais o baixista Cliff Williams e o baterista Phill Rudd) decidiram seguir em frente e com o novo vocalista Brian Johnson o AC/DC gravou, Back in Black, que se tornou um dos dez discos mais vendidos da história.

Apesar de nunca mais ter vendido tanto, a banda nunca perdeu sua enorme popularidade, especialmente nos palcos. A prova maior disso é o mais novo álbum do grupo, Black Ice lançado no ano passado e que já vendeu mais de 2 milhões de cópias só nos Estados Unidos.

A nova turnê enche estádios e arenas em todo o mundo e chega ao Brasil em novembro, o que mostra que o povo ainda não se enjoou de ouvir e cantar Whole Lotta Rosie, Hells Bells e tantas outras.

LETRAS EM DESTAQUE

AC/DC: You Shook Me All Night Long, Highway To Hell, Back In Black e Rock 'n' Roll Train.

Capital Inicial

Capital Inicial
Capital Inicial Capital Inicial: os irmãos Lemos estão ao fundo (Foto: Divulgação)
Outro caso de banda com irmãos que sobrevive (apesar de alguns percalsos no caminho). Apesar de ter no vocalista Dinho a sua figura mais facilmente reconhecível, o Capital Inicial é uma cria dos irmãos Fê e Flávio Lemos (bateria e baixo). O Capital surgiu em 1982 após o fim do Aborto Elétrico, que também contava com Renato Russo, antes deste formar a Legião Urbana.

Ao lado da já citada Legião e da Plebe Rude, o Capital Inicial formou a trinca básica do rock brasiliense oitentista e teve bastante sucesso, especialmente com seu primeiro disco lançado em 1986.

Como aconteceu com muitas bandas daquela geração do rock brasileiro, o Capital chegou nos anos 90 com sua popularidade diminuída. Em 1993 Dinho saiu, mas os irmãos Lemos e o guitarrista Loro Jones seguiram em frente com novo vocalista.

Em 1998 todos se reconciliaram e deram início a uma das maiores histórias de ressurreição de carreira que se tem notícia. Estamos em 2009 e o Capital segue tocando para plateias formada por gente que sequer havia nascido quando eles lançaram o primeiro disco.

LETRAS EM DESTAQUE

Capital Inicial: Música Urbana, Independência, Natasha e Tudo Que Vai.

Paramore

Paramore
Paramore À direita, os irmãos Farro do Paramore (Foto: Divulgação)
Quando se pensa em Paramore, já vem à cabeça a imagem da vocalista Hayley Williams, sem sobra de dúvidas. Mas muita gente não sabe que os "descobridores" da cantora são os irmãos Josh e Zac Farro, guitarrista e baterista da banda.

Ainda adolescentes eles se conheceram e logo Josh e Zac a recrutaram para tocar juntos. E foi apresentando novos sons à jovem vocalista, que os irmãos Farro ajudaram na formação da pequena Hayley. Foram bandas que ela própria admite terem a ajudado não apenas em técnicas vocais, como também em inovar seus métodos de composição.

E foi assim que os irmãos Farro, Hayley e o baixista Jeremy formaram o Paramore.

LETRAS EM DESTAQUE

Paramore: Ignorance, Misery Business, Decode e That's What You Get.

Sandy & Júnior

Sandy & Junior
Sandy & Junior Os irmãos Sandy e Junior (Foto: Divulgação)
Sandy & Junior, diferente de muitos artistas, iniciaram sua carreira destacando o fato de serem irmãos. Mas, era difícil esconder isso sendo filhos de Xororó (da dupla Chitãozinho & Xororó). Os dois começaram ainda muito pequenos, mas durante todos anos juntos, sempre deixaram em exposição o fato de serem irmãos.

Sandy & Junior cresceram fazendo música lado a lado, mas aos poucos mostravam ser influenciados por fontes diferentes. Porém, a dupla ficou conhecida por manter uma sonoridade Pop e assim foram criando uma base de fãs muito sólida.

Depois de 17 anos juntos, a dupla fez uma turnê de despedida, em 2007. A comoção dos fãs foi muito grande e os shows estavam sempre lotados. Mas, os irmãos estavam decididos a seguir suas carreiras separados, contudo sempre deixando visível que a relação de amizade dos dois continuava a mesma.

Sandy mostrava-se pronta para seguir sua carreira solo, com influências claras de jazz e bossa nova. Por sua vez, Junior já se apresentava com uma banda onde mostrava claras influências de rock. Mais tarde, ao lado de Champignon (ex-Charlie Brown Jr) formaria o grupo Nove Mil Anjos.

LETRAS EM DESTAQUE

Sandy & Junior: Você Pra Sempre, Imortal, Estranho Jeito de Amar e Inesquecível.

Kings Of Leon

Kings Of Leon
Kings Of Leon Kings of Leon, a banda dos irmãos Followil (Foto: Divulgação)
A banda dos irmãos Followil é uma das responsáveis por dar novo ânimo ao rock do novo século. Anthony (voz e guitarra), Ivan (bateria) e o baixista Michael (o guitarrisa e primo Cameron, também Followill, completa a formação) passaram a infância viajando ao lado do pai, pastor pentecostal e acabaram por abraçar o rock que antes lhes era negado.

Com um rock cru mas acessível, a banda chamou a atenção primeiro do público britânico. Assim o Kings of Leon se tornou uma mega-banda na Europa ainda que em sua terra natal tenham feito pouco barulho.

A situação só mudou com o mais recente álbum: Only by Night que finalmente estourou nos Estados Unidos graças aos sucessos Sex On Fire e Use Somebody.

LETRAS EM DESTAQUE

Kings Of Leon: California Waiting, Molly's Chambers, .

Jonas Brothers

Jonas Brothers
Jonas Brothers Kevin, Joe e Nick Jonas (Foto: Divulgação)
Os grupos de irmãos adolescentes sempre estiveram presentes na história da música. Os exemplos são variados: desde clássicos como o Jackson 5 até conjuntos mais recentes, como o fenômeno dos anos 90, Hanson.

Os irmãos que simbolizam esta década sem sombra de dúvidas são os Jonas Brothers. Formado por Kevin, Joe e Nick, o grupo foi fundado em 2005 e logo se tornou um fenômeno mundial.

E é curioso pensar que o trio teve sua origem com Nick, o caçula, quando com apenas seis anos de idade foi descoberto como talento mirim e logo seria levado à Broadway. Os irmãos mais velhos seguiriam os passos do pequeno Nick, para que anos depois o Jonas Brothers tomasse forma.

Hoje, os irmãos têm quatro discos lançados, singles de sucesso, além de terem sido protagonistas em um filme da Disney Studios, Camp Rock, ao lado da cantora Demi Lovato.

LETRAS EM DESTAQUE

Jonas Brothers: Paranoid, When You Look Me In The Eyes, S.O.S. e Lovebug.

The Beach Boys

The Beach Boys
The Beach Boys Os Beach Boys na época de Pet Sounds
Modelo clássico do tudo em família?, os Beach Boys eram os irmãos Brian, Carl e Dennis Wilson o primo, Mike Love mais o amigo, Al jardine. Nos anos 60 o grupo dominou as paradas com suas canções falando de surf, carros e garotas e foram dos raros nomes americanos a fazer frente aos Beatles.
As coisas começaram a complicar em 1966 com o lançamento de Pet Sounds . Apesar do sucesso entre os críticos e colegas (o disco é considerado um dos cinco mais importantes do rock), o público estranhou e o trabalho não vendeu tanto quanto os outros. De quebra Brian, o líder e compositor entrou numa psicose de querer ser melhor que os Beatles enquanto o resto da banda preferia manter-se fiel á fórmula tradicional.

No final todos saíram perdendo: Brian pirou de vez e a banda nunca mais conseguiu recuperar o sucesso. Nos anos 70 uma coletânea os botou novamente no topo.

A década de 80 foi marcada pela morte por afogamento de Dennis Wilson (logo ele, o único que realmente surfava) e pela situação psicológica cada vez mais deteriorada de Brian. Em 1998 Carl Wilson morreu vítima de câncer no momento em que Brian Wilson renascia criativamente e passava a fazer discos e shows aplaudidíssimos (inclusive no Brasil, em 2004).

Mike Love ainda usa o nome Beach Boys e ao lado de Bruce Johnston, que substituiu Brian Wilson em 1965 nas apresentações ao vivo, segue fazendo shows no circuito de nostalgia .

LETRAS EM DESTAQUE

The Beach Boys: California Girls, Surfin' USA, Barbara Ann e Wouldn't It Be Nice.

Sepultura

Sepultura
Sepultura O Sepultura ainda com os irmãos Cavallera: Igor é o segundo da esq. pra dir. (Foto: Divulgação)
Os irmãos Max e Igor Cavalera formaram o Sepultura ainda adolescentes no meio dos anos 80 em Belo Horizonte. Ao lado de Paulo Jr. e Andreas Kisser, baixo e guitarra, respectivamente, eles se tornaram um dos nomes mais fortes do metal nacional e mais tarde mundial.

O auge do grupo se deu na primeira metade dos anos 90 quando foram saudados como um dos grandes renovadores do heavy-metal graças a trabalhos como Arise, Chaos AD e principalmente Roots de 1996. No momento em que o Sepultura tinha tudo para se tornar verdadeiramente grande, uma briga pôs fim à formação clássica do grupo, quando Igor, Andreas e Paulo disseram a Max que não queriam mais ser empresariados por sua esposa Glória Cavalera.

Max saiu e formou o Soulfly e o Sepultura seguiu com o americano Derrick Green nos vocais. Quando parecia que esse seria o fim da história, o mundo do metal foi surpreendido com a notícia de que Igor estava deixando sua antiga banda. Não demorou muito para que os irmãos reatassem os laços pessoais e profissionais. Nascia assim o Cavalera Conspiracy.

LETRAS EM DESTAQUE

Sepultura: Arise, Inner Self e Roots Bloody Roots.

Nickelback

Nickelback
Nickelback Os irmãos Kroeger do Nickelback (à esq.) (Foto: Divulgação)
Muita gente não sabe, mas o Nickelback é uma banda bem família. Hoje em dia, o quarteto canadense conta com os irmãos Chad Kroeger (vocal e guitarra) e Mike Kroeger (baixo).

Porém, a primeira formação do Nickelback contava com Brandon Kroeger, primo de Chad e Mike, na bateria. Ele chegou a gravar o disco de estreia da banda, "Curb", lançado ainda nos anos 90.

Antes de terem fundado o Nickelback, os irmãos Kroeger tocavam em bandas diferentes, em sua cidade natal. Depois de formar a banda, eles esperaram bastante para fazer sucesso e diferente de outras "famílias", seguiram sempre discretos colocando a música em primeiro lugar.

LETRAS EM DESTAQUE

Nickelback: Rockstar, Never Gonna Be Alone, How You Remind Me, Photograph

Mutantes

Mutantes
Mutantes Os irmãos Sérgio e Arnaldo Baptista dos Mutantes com Rita Lee ao centro (Foto: Divulgação)
A saga dos Mutantes é principalmente a saga dos irmãos Arnaldo e Sérgio Dias Baptista que nos anos 60 ao lado de Rita Lee, formaram aquela que é considerada a mais original banda do rock brasileiro. Surgido em 1966 o trio logo ficou amigo do grupo de artistas baianos que em breve iriam revolucionar a nossa música ao criarem a Tropicália.

Em 1972 Rita deixou (ou foi expulsa dependendo da versão) a banda e também Arnaldo com quem era casada. O grupo tentou seguir em frente. Arnaldo cada vez mais fragilizado pelo abuso de drogas e pela dor da separação também saiu e sobrou para Sérgio a missão de continuar com uma banda que apesar do nome pouco lembrava os Mutantes dos anos 60 e início dos 70.

Rita Lee se tornou uma de nossas maiores estrelas e não gosta de falar sobre o seu passado. Arnaldo Baptista seguiu carreira e vida erráticas que culminou com uma tentativa de suicídio ao pular pela janela de uma clínica psiquiátrica. Após meses em coma ele sobreviveu, mas a recuperação foi lenta e dolorosa. Nos anos 90 os Mutantes começaram a entrar na moda com gente como Kurt Cobain do Nirvana, Beck e David Byrne citando o grupo. Em 2006 Sérgio e Arnaldo voltaram aos palcos para uma turnê mundial consagradora com Zélia Duncan no lugar de Rita. Pouco antes do fim da turnê Arnaldo deixou novamente a banda sob circunstâncias não muito claras. Sérgio Dias segue com o nome Mutantes que acabaram de lançar um disco de músicas inéditas.

LETRAS EM DESTAQUE

Mutantes: A Minha Menina, Ando Meio Desligado, Balada do Louco e Top Top

Oasis

Oasis
Oasis Liam e Noel Gallagher (no centro) (Foto: Divulgação)
"Parente é serpente"? No caso dos irmãos Liam e Noel Gallagher do Oasis podemos abrir exceção e dizer que sim.

Tão conhecidos por suas músicas como pelas brigas, os irmãos Gallagher fundaram, mas também terminaram com a banda considera a maior do Reino Unido, desde os anos 90. Bem, pelo menos podemos dizer que o Oasis acabou por enquanto...

Afinal de contas, a banda por muitas vezes estampou capas de publicações especializadas e tabloides britânicos com suas brigas e possíveis términos. Mas, bastavam alguns dias ou meses para o clima de paz voltar a reinar na banda.

Porém, no final de agosto deste ano, Noel publicou uma nota dizendo que se sentia triste, mas ao mesmo tempo aliviado por deixar a banda. Seria esse o último capítulo na história dos irmãos Gallagher e o Oasis?

LETRAS EM DESTAQUE

Oasis: Wonderwall, Live Forever, Don't Go Away e I'm Outta Time.

Victor e Leo

Victor e Leo
Victor e Leo Os irmãos Victor E Leo (Foto: Divulgação)
Victor e Leo representam muito bem várias gerações de duplas sertanejas formadas por irmãos.

São tantas que certamente não teria espaço aqui para todas. Podemos citar Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo E Luciano, Leandro e Leonardo e tantas outras.

Os irmãos mineiros, naturais de Ponte Nova, representam em cima do palco a química natural de tantas outras duplas compostas por irmãos. E isso acontece também em composições: "Tenho algumas parcerias com o Leo. O Leo possui sensibilidade musical extrema e em geral, surge com uma ideia quase sempre melódica. Aí fazemos uma melodia e ponho letra", diz Victor sobre o irmão.

LETRAS EM DESTAQUE

Victor E Leo: Borboletas, Nada Normal, Deus e Eu No Sertão e Tem Que Ser Você.