"Born To Run" foi escolhida a melhor canção de Bruce Springsteen em uma edição especial feita pela Rolling Stone americana. O top 100 foi colocado online e, talvez sem muita surpresa, a campeã foi a canção de 1975 que colocou de vez o cantor no mapa e basicamente salvou a sua carreira.

A revista lembra que a música foi escrita em um momento delicado para o cantor, que vinha de dois discos elogiados, mas que não tiveram um grande desempenho comercial. Ou seja, essa muito provavelmente seria a última chance do jovem que então tinha 24 anos, de manter o seu contrato com a CBS.

Bruce Springsteen
Bruce Springsteen (Foto: Brucespringsteen.net)
Sobre a faixa, Springsteen disse que sua ambição era a de fazer o maior disco de rock que ele já tinha ouvido. "Eu queria que ele soasse enorme, que te pegasse pela garganta... e te forçasse a prestar atenção, não só à música, mas para a vida, por estar vivo."

Como single, "Born To Run" não chegou a fazer um enorme sucesso em seu lançamento - em compacto ela não foi além do 23° lugar.

Felizmente para o cantor, foi bastante executada nas rádios americanas e ajudou a tornar o álbum de mesmo título um dos grandes sucessos de 1975. Mais importante, a música se tornou um dos pontos altos de praticamente todos os shows que Bruce fez dali pra frente e abriu o caminho para que ele se tornasse o maior mito do rock americano a surgir depois dos anos 60.

O top 5 da revista foi completado por ""Badlands" (1978), "Thunder Road" (1975), "Racing In The Street" (1978) e "The River" de 1980.

Ouça "Born To Run" em uma versão ao vivo de 1985



Todos o clássicos de Bruce Springsteen estão aqui no Vagalume. Confira!