Lançado pela editora Nossa Cultura. Esse talvez seja uma das mais completas narrativas já lançadas sobre Bruce Springsteen. Ele é especialmente interessante para os brasileiros, que aqui poderão entender um pouco mais do porquê dele ser um verdadeiro mito nos Estados Unidos e Europa.

"Bruce" não é uma biografia autorizada, mas o autor Peter Ames Carlin, teve acesso a familiares, músicos, funcionários e ao próprio Springsteen para escrever a sua narrativa. Vale dizer também que Bruce não quis ler o resultado final antes da publicação - algo que deveria servir de lição para músicos brasileiros que tentam proibir a publicação de biografias.




Smiley
Mais um livro sobre um "Bruce", mas nesse caso o Dickinson, o vocalista do Iron Maiden escrito por Joe Shooman e lançado pela editora Gutenberg.

O interesse aqui está em saber a história do cantor, que além de ser um dos maiores nomes da história do heavy metal, também tem uma vida pra lá de interessante fora dos palcos e estúdios - ele é piloto, já foi um exímio esgrimista e também escreveu um romance.

Mas obviamente, o foco aqui são mesmo as histórias do Iron Maiden contadas do ponto de vista do cantor - inclusive os famosos "estranhamentos" pelos quais ele passou com, Steve Harris, o líder da banda.




The Who
Lançada no exterior no final do ano passado e saindo agora no Brasil pela Editora Globo, essa é uma das melhores autobiografias já escritas por um músico. Pete Townshend, o líder do The Who sempre teve a vantagem de ser um dos músicos mais articulados do rock. O fato dele ter uma memória boa e sempre ter guardado com cuidado o seu arquivo também ajudam a tornar esse livro fundamental para os fãs dele, de sua banda e de rock em geral .

No livro, o autor fala muito sobre música e sua banda, é claro. Mas ele também não foge de nenhum assunto espinhoso - os problemas com álcool, um possível abuso sexual sofrido quando criança e as acusações de pedofilia que ele sofreu na década passada



Morrissey
Enquanto a edição nacional da autobiografia de Morrissey não chega - o lançamento está previsto para o ano que vem - os fãs do cantor e dos Smiths pode se divertir com essa "Mozipédia", escrita pelo respeitado Simon Goddard e sai aqui pela Editora Leya. Como o título já diz ela é basicamente uma enciclopédia com tudo sobre o cantor e a banda que o celebrizou, e tudo que o cerca.

Assim o livro traz verbetes sobre discos, turnês e canções, como era de se esperar, mas também sobre artistas que o influenciaram, os filmes que mexeram com ele, os autores que ajudaram a torná-lo um dos maiores letristas da música pop e muito mais.