Lady Gaga - ARTPOP
Lady Gaga
Lady Gaga ARTPOP
E finalmente o tão falado novo álbum de Lady Gaga chegou às lojas, depois de meses e meses de especulação. O momento agora é então o de escutar o trabalho e ver se a espera, e todo o hype, valeram a pena.

Para os Little Monsters de carteirinha, que aprenderam a amar a cantora no últimos anos a resposta é provavelmente sim. As canções são bem dançantes e variadas entre si. Algumas delas acenam ao pop dos anos 80 enquanto outras mostra que a disco dos 70 também está entre as influências da artista.

Lady Gaga
O cardápio é completado com um pouco de hip hop - como em "Jewels N' Drugs (feat. T.I., Too $hort & Twista) - uma pitada de rock de arena e, pop de primeiríssima qualidade - o caso de "Do What U Want (feat. R. Kelly). Quase todas com potencial para se tornarem hits de rádio e pistas de dança e receber vários remixes e que mostram que ela já é dona de um estilo inconfundível.

Se para os fãs isso é mais do que o suficiente, as primeiras resenhas e opiniões colhidas nas redes sociais mostram que não vai ser agora que os detratores da cantora irão mudar de opinião.

Lady Gaga letras
E isso tem muito a ver com a artista ter prometido romper barreiras e criar novos parâmetros com este trabalho, quando, no final das contas, "ARTPOP" é basicamente um disco de música pop - ainda que bem mais ambicioso e competente do que a média do que se vê saindo por aí semanalmente.

O fato é que dois dos grandes lançamentos de 2013 - os discos de retorno de Justin Timberlake e, principalmente, David Bowie - surpreenderam também por pegar o público de surpresa. Ambos mostraram que nessa época de superexposição midiática, às vezes é melhor simplesmente ficar na surdina e aparecer quando ninguém espera.

Mas o melhor mesmo talvez seja deixar as teses um pouco de lado e simplesmente ouvir o disco. Se você é fã de Gaga bote "ARTPOP" para rolar e divirta-se. Se não gosta, ainda assim vale ouvi-lo sem preconceitos. É bem certo que ao menos algumas das faixas dele irão conquistá-lo.

Ouça "Aura com Lady Gaga presente no álbum "ARTPOP"





The Beatles - On Air - Live at the BBC Volume 2
The Beatles
The Beatles On Air - Live at the BBC Volume 2
Entre março de 1962 e junho de 1965 a BBC inglesa transmitiu 275 performances exclusivas dos Beatles. Nessa época, com a tv engatinhando, era comum que os grupos se apresentassem ao vivo ou gravassem versões exclusivas para os programas da emissora.

Parte desse material já havia sido lançado em 1995 e agora, quase vinte anos depois, finalmente os fãs do quarteto de Liverpool poderão ouvir mais um pouco do que a banda fez durante essas sessões.

Na verdade esse é daqueles discos que se recomendam sozinhos - afinal estamos falando da maior banda que já existiu e irá existir - ao mesmo tempo em que fica difícil saber a quem ele se destina. Isso porque os realmente fanáticos já têm em casa o caixote pirata lançado nos anos 90 com todas as gravações feitas pelo grupo para a emissora, enquanto a maioria dos fãs restantes provavelmente estão mais do que satisfeitos em ter a discografia oficial da banda ou parte dela.

The Beatles
Isso não significa dizer que esse "BBC vol. 2" não tenho o seu charme. O maior deles está em dar a chance ao ouvinte em saber como a banda soava ao vivo durante esses anos. Como naquela época a música era soterrada pelos gritos histéricos da plateia, os Beatles raramente eram ouvidos. Os esquetes humorísticos e trechos de entrevistas que foram adicionados entre as músicas além de divertirem, também mostram um pouco para os ouvintes de hoje um pouco de como era ser um Beatles na primeira metade dos anos 60.

E finalmente, há a música, que continua ótima, claro. O destaque vai não só para as versões de canções consagradas do grupo, mas também pela inclusão de algumas covers que jamais foram lançadas oficialmente pelo grupo (o caso de "I'm Talking About You", um original de Chuck Berry.

"On Air - Live at the BBC Volume 2" é obviamente apenas um adendo à carreira dos Beatles. Ainda assim sua audição é bastante divertida, e o disquinho é uma ótima dica de presente de natal para roqueiros de todas as idades.

Veja o trailer oficial de "On Air - Live at the BBC Volume 2" dos Beatles.





Little Mix - Salute
Little Mix
Esse disco mostra que é possível grupo formado a partir de um reality show ter personalidade e lançar discos que mostram uma visão artística madura e pessoal. O Little Mix pode ter surgido dentro do "The X Factor" mas nada nesse álbum dá a entender que ele é fruto de produtores e marketeiros.

Temos aqui um R&B surpreendentemente adulto, com boas doses de pop, baladas e alguns momentos mais bombásticos. Tudo muito bem composto, produzido e interpretado.

Little Mix
O que faz de "Salute" um disco especial é ver em como ele consegue trazer para 2013 a sonoridade do R&B dos anos 90 e início da década passada - pensem nos melhores momentos do TLC e Destiny's Child para se ter uma ideia.

Na Inglaterra o disco deverá estrear muito bem na parada. Já os americanos terão de esperar um pouco mais para poder comprar o disco - lá ele só será lançado em fevereiro, o que dá a entender que a gravadora quer trabalhar o grupo por lá com bastante calma. A se julgar pela qualidade deste trabalho, as chances das garotas estourarem ali e, por consequência, no resto do planeta, são bem altas.

Ouça "Move" com o Little Mix presente no álbum "Salute"