Um dos empresários mais conhecidos do planeta, Paul McGuinness, que cuida dos negócios do U2 desde o início da banda, está em vias de se aposentar. Mais que um manager, McGuiness sempre foi visto como um quinto integrante do grupo, tendo lutado para que seus contratados pudessem colocar em prática todas suas ambições artísticas. Seu papel foi fundamental não só para tornar o U2 uma das maiores bandas do planeta, mas também uma das mais bem sucedidas financeiramente.

A imprensa internacional está noticiando que McGuinness está prestes a vender a Principle Management (a empresa que cuida dos negócios do U2 e de alguns outros artistas, como PJ Harvey), para a Live Nation - que também estaria em negociações adiantadas para comprar a Maverick - a empresa de Madonna.

Pela venda, McGuiness receberia U$30 milhões e entregaria os cuidados do quarteto irlandês para Guy Oseari, que também supervisiona os negócios de Madonna.

U2
McGuiness enviou uma declaração para o New York Times onde diz que "ao me aproximar da relevante idade de 64 anos eu resolvi diminuir a minha presença direta no momento em que a banda embarca em mais um capítulo de sua extraordinária carreira." Paul diz considerar Oseary o maior manager de sua geração e que não há ninguém além dele que consideraria para tomar conta dos afazeres de seu negócio.

A saída de McGuinness acontece no momento em que o U2 se prepara para voltar ao centro do mundo pop. O aguardado novo disco da banda - o primeiro desde 2009 - tem previsão de lançamento para abril do ano que vem e deverá vir acompanhado de mais uma enorme turnê mundial.

Ouça os hits do U2 aqui no Vagalume!