Nirvana (ao lado), Kiss, Deep Purple e Chic são alguns dos pré-indicados ao Hall da Fama do Rock 'N' Roll. Da lista de 16 nomes, cinco deles entrarão para o Hall no ano que vem. Os eleitos serão conhecidos em dezembro. Para fazer parte do "clube", o artista precisa ter lançado seu primeiro disco há pelo menos 25 anos.

Dos indicados deste ano, o Nirvana é a única aposta certa de vitória. O trio de Seattle e os rappers do NWA são os únicos artistas da lista que terão a chance de entrar para o Hall da Fama já em seu primeiro ano de elegibilidade.

DivulgaçãoThe Replacements letras
A pré-lista traz algumas escolhas corajosas. A maior delas talvez seja a dos Replacements (ao lado), uma das grandes bandas do underground dos anos 80, e um dos grupos a terem aberto o caminho para a explosão do rock alternativo na década seguinte. Outros nomes cult também foram lembrados. O guitarrista Link Wray morto em 2005 e grande influências de boa parte dos guitar heroes dos anos 60 e 70, foi um deles.
Os ingleses dos Zombies, responsáveis por um disco clássico da psicodelia, "Odessey And Oracle" de 1968 são os outros.

Kiss letras
Mas a grande novidade do ano foi ver que finalmente os mascarados do Kiss foi lembrado. A banda, que quase sempre foi tratada com desprezo pela crítica, tem um dos maiores fã-clubes do planeta e todo ano implora pela chance de ver o grupo no Hall da Fama. Agora se eles conseguirão entrar já é outra história - o quarteto enfrenta forte resistência entre os votantes.

Yes letras
Outra banda de hard rock que já deveria estar faz tempo no Hall e terá uma chance esse ano
é o Deep Purple. O rock progressivo também
foi lembrado com as nominações de Yes (ao lado) e Peter Gabriel - que já está lá enquanto ex-integrante do Genesis.

A música negra dos anos 60 e 70 terá chances de colocar mais um nome no Hall da Fama do Rock com o The Meters de Nova Orleans e o Chic, os reis da disco music sofisticada, com boas chances de eleição. Entre os rappers, o NWA, de onde saiu Dr. Dre, e LL Cool J terão a sua chance.

A lista de pré-indicados se completa com a Paul Butterfield Blues Band, a cantora de country e soft rock Linda Ronstadt, a dupla de soul pop Hall and Oates e o cantor e compositor Cat Stevens.

Desses nomes quais você acha que deveriam fazer parte do Rock 'n' Roll Hall of Fame? Comente e ouça o som de todos eles aqui no Vagalume!