A Anistia Internacional anunciou o lançamento de "¡Released!" um box set com seis DVDs e dois CDs com alguns dos grandes momentos dos diversos concertos organizados pela entidade ao longo dos anos. O material foi gravado entre 1986 e 1998 e trará performances raras de vários nomes do primeiríssimo time da música internacional - U2, Bruce Springsteen, Radiohead e Sting entre eles.

U2
A primeira turnê organizada pela Anistia Internacional foi a "A Conspiracy of Hope" em 1986. Foram apenas seis shows nos Estados Unidos, mas eles foram importantíssimos.

Em primeiro lugar as apresentações flagraram o exato momento em que o U2 virou uma banda de fato mega e e em segundo por elas trazerem as últimas performances do Police antes do breve retorno da banda em 2006 e 2007.

A história que se conta é que Sting não estava muito feliz em tocar antes da banda irlandesa e por isso resolveu reunir o grupo que o celebrizou - que já tinha encerrado suas atividades - para esses shows.

Bruce Springsteen
Bruce Springsteen Tracy Chapman, Sting e Bruce Springsteen em 1988
De maior fôlego foi a turnê de 1988 que passou por inúmeros países, incluindo o Brasil, e contou com a presença de Peter Gabriel, Tracy Chapman, Sting e Bruce Springsteen. Essa tour não pôde ser vista pelos chilenos, que ainda viviam sob o regime de Augusto Pinochet, que
só sairia do poder em 1990.

O retorno da democracia ao país foi celebrado com um show que teve novamente Sting e Peter Gabriel e diversos outros artistas.

Finalmente os 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos foi celebrada em 1988 em Paris em um grande show com Radiohead, Bruce Springsteen, Robert Plant e Jimmy Page do Led Zeppelin, Alanis Morissette e, como já tinha virado rotina, Sting e Peter Gabriel.

Confira o final da apresentação que Bruce Springsteen fez em Buenos Aires no dia 15 de outubro de 1988 - a última da "Human Rights Tour!"



Fique ligado nas "Notícias do Vagalume" para saber sobre as últimas novidades da música pop!