O penúltimo dia de Rock In Rio tem reservado aquele que promete ser não só o grande show do festival, como uma daquelas apresentações que poderão fazer parte de uma lista das "grandes shows já vistos no Brasil". Exagero? Creiam, quando se fala em Bruce Springsteen e suas heroicas apresentações, nada é exagerado. Para completar a festa o dia de hoje traz uma série de boas atrações para serem conferidas até a hora do show principal.

Bruce Springsteen and The E Street Band
Bruce Springsteen
Bruce Springsteen (Foto: Alan Chit Lik/Backstreets)
Bruce Springsteen é a grande lenda do rock a se apresentar nesse Rock in Rio. O cantor foi uma escolha pessoal de Roberto Medina que ficou impressionadíssimo com o show que ele fez na edição portuguesa do festival no ano passado. Ali o Chefão cantou por mais de três horas, foi para o meio da plateia, atendeu a pedidos dos fãs e comandou uma das bandas mais poderosas da história do rock, a E Street Band, que chega aqui em versão turbinada - são 18 pessoas no palco!

O show de Springsteen não conta com mega produção, efeitos especiais, trocas de roupa ou efeitos cênicos, basicamente porque ele não precisa disso. Desde os anos 70 que ele sempre buscou fazer de tudo para se tornar o maior performer da história do rock e, apesar da concorrência forte, pode-se dizer que ele conseguiu.

A última edição da Rolling Stone crava que é dele o maior show do mundo no momento. nada mal para alguém que segunda-feira completará 64 anos.

Bruce Springsteen
Springsteen conta com seu carisma, sua banda e um repertório irretocável para fazer sempre um show inesquecível.

Apesar das apresentações dele serem imprevisíveis - a banda tem mais de 200 canções ensaiadas e ainda pode tocar outras centenas de improviso - os shows na América Latina, estão um pouco mais contidos.

Como esses são os primeiros shows "de verdade" dele por aqui - o músico só veio para cá em 1988 como uma das atrações do festival em celebração aos 40 anos da Anistia Internacional - o chefão está tocando um repertório com mais hits e canções clássicas e menos obscuridades.

Ah sim, caso você tenha uma canção favorita dele que gostaria de ouvir, anote o nome dela em um pedaço de papelão e leve para o show. De tempos em tempos Bruce desce para coletar esses cartazes e decide tocar algumas das canções, mesmo que elas não estejam previstas no setlist. Ele também poderá te chamar para tocar a música no palco ao seu lado, como aconteceu na Argentina, ou, caso você seja mulher, te tirar para dançar durante "Dancing In The Dark".

John Mayer
John Mayer letras
A noite pode até ser de Springsteen, mas é inegável que parcela considerável do público estará lá para conferir a performance do guitarrista e compositor. Esses também não irão se arrepender. Afinal o músico é muito mais que um cara bonitão que está sempre namorando algumas das mulheres mais desejadas do planeta (atualmente ele está com Katy Perry).

Além de cantar bem e ser um grande guitarrista, Mayer também é um ótimo compositor, seja quando escreve canções com pegada blueseira ou nas canções que lembram o melhor do rock americano do início dos anos 70. Podem apostar que o show dele também será um dos melhores do ano.

Phillip Phillips
Phillip Phillips letras
A grande incógnita desse Rock In Rio, o jovem de 22 anos ficou conhecido por ganhar o American Idol, ainda que esteja bem longe do padrão "cantor de reality show". As canções de Phillips são agradáveis em sua mistura de folk, indie e pop, ainda que estejam longe de serem revolucionárias.

O fator inexperiência também deve pesar para ele. Afinal ele pode ter sido visto cantando por milhões de pessoas na televisão, mas se apresentar ao vivo para cerca de 80 mil é outra. De qualquer forma vale a pena dar a ele o benefício da dúvida.
O Rock In Rio costuma ajudar a popularizar nomes menos conhecidos e 2013 pode bem ser o ano dele.

Skank
Skank
Skank Samuel Rosa do Skank (Foto: Rodrigo Esper/Grudaemmim)
Desde a década 90 que o show dos mineiros é sinônimo de diversão e boa qualidade musical. O grupo de Samuel Rosa deve repetir a boa apresentação feita em 2011, até porque o grupo ainda não lançou um novo trabalho.

Podem esperar uma boa dose de hits, tanto da época em que eles eram mais um grupo de reggae e dancehall, quanto da fase mais "indie-folk-sessentista" dos últimos anos.

Palco Sunset

Pepeu Gomes
Pepeu Gomes Pepeu Gomes
O dia de hoje periga ser o que junta as melhores apresentações do palco "secundário" do Rock in Rio.

Dos cinco shows que acontecem hoje, o que mais promete é o que terá uma "minirreunião" dos Novos Baianos, com os dois integrantes originais Pepeu Gomes e Moraes Moreira com Roberta Sá fazendo
as vezes de Baby Consuelo.

Apesar de rolar num horário meio ingrato, 16 horas, esse pode muito bem ser um dos shows nacionais de 2013. De quebra essa será a quinta participação de Pepeu no festival, o que faz dele a única pessoa a
ter tocado em todas as edições do evento.

Fernanda Abreu letras
Moraes e Pepeu não são os únicos "veteranos" de Rock In Rio a a se apresentarem no dia de hoje. Às 17 e 30 será a vez de Fernanda Abreu (ao lado)- que cantou com a Blitz em 85 e sozinha em 2001 - se juntar a Elba Ramalho (que também esteve nas mesmas edições) e Ivo Meirelles, numa mistura que sabe-se lá no que vai dar.

Os shows de abertura e encerramento também são recomendáveis. O primeiro show do dia junta a sempre divertida e competente Orquestra Imperial a Jovanotti um dos grandes nomes da música pop italiana. Já no fim da tarde será a vez do Gogol Bordello apronta novamente a sua bagunça por aqui, dessa vez com a participação especial de Lenine.

O pernambucano também conseguiu uma vaguinha em cima da hora para fazer uma apresentação solo no mesmo palco às 21 horas.