Hoje tem início mais um Rock In Rio, o quinto em sua cidade natal. Em todos os dias de show iremos publicar um pequeno guia sobre as principais atrações e o que esperar de seus shows. Hoje o festival tem um dia de pop, R&B, música eletrônica, pop genuinamente brasileiro e uma homenagem a um dos grandes nomes da nossa música. Confiram!

Beyoncé

Beyoncé
Beyoncé Beyoncé em foto tirada no show da cantora em Fortaleza
A cantora chega hoje ao Rio para mostrar a sua mais nova superprodução, a "The Mrs. Carter Show World Tour", depois de passar por Fortaleza e Minas Gerais. A dúvida está em saber se os cariocas irão conferir o show completo, com 23 músicas, ou se a cantora fará a apresentação "para festivais", onde algumas canções são cortadas.

De qualquer forma quem for hoje à Cidade do Rock pode ter certeza de que ouvirá um desfile invejável de hits ("Crazy In Love (feat. Jay Z)","Single Ladies (Put a Ring on It)", "If I Were A Boy"...) e também a versão que ela fez para "I Will Always Love You" - que é emendada em "Halo" - para homenagear Whitney Houston.

David Guetta

David Guetta letras
O DJ superstar conseguiu fazer tanto sucesso, que acabou quebrando barreiras ao tirar os DJs de seu habitat natural - as tendas de música eletrônica - para o centro do espetáculo. David Guetta está mais do que acostumado a tocar para multidões. Por isso é mais do que esperado que ele coloque as 80 mil pessoas que lá estarão para dançar, até porque a quantidade de hits que ele tem em mãos é enorme.

Ivete Sangalo

Ivete Sangalo letras
Até que desta vez as reclamações sobre "gente que não faz rock no Rock in Rio" diminuíram bastante em relação à última edição do festival. Claro que a escolha de um line up com vários "roqueiros de verdade" ajudou em relação a isso, mas também nota-se que o público começa a entender que o rock há tempos não é mais o estilo predominante entre os jovens brasileiros - e de todo o mundo diga-se.

Some a isso a carência de nomes no nosso pop em condições de encarar uma multidão de dezenas de milhares de pessoas e a decisão de novamente se escalar Ivete Sangalo para o festival se mostra óbvia.

A cantora deverá fazer o seu tradicional show repleto de sucessos e usar de seu inegável carisma para conquistar o público. Exatamente como aconteceu em 2011.

Homenagem A Cazuza

Cazuza
Cazuza Cazuza, o segundo da esquerda, na época do Barão Vermelho
Com curadoria do ex-parceiro do homenageado Roberto Frejat, a homenagem a Cazuza, terá as participações de Paulo Miklos (Titãs), Rogério Flasusino (Jota Quest) e Ney Matogrosso e de toda a formação original do barão Vermelho.

No repertório clássicos imortais do nosso rock como "Bete Balanço", "Exagerado" e "Bete Balanço em um espetáculo que deve não só emocionar, como educar boa parte da plateia.

Afinal a maioria do público quwe estará hoje na Cidade do Rock nem nascido era quando o Barão Vermelho se apresentou no primeiro Rock in Rio e fez um pouco de história.

Foi no dia 15 de janeiro de 1985, e Cazuza saudou a chegada de um novo dia - a apresentação aconteceu horas depois do Congresso nacional ter eleito Tancredo Neves o novo presidente do Brasil, pondo fim a 20 anos de regime militar.

Palco Sunset

Assim como em 2011,
DivulgaçãoLiving Colour letras
quem chegar mais cedo na Cidade do Rock poderá conferir algumas apresentações de nomes um pouco menos badalados mas de grande qualidade. Hoje por exemplo, temos pelo menos uma apresentação imperdível: a que unirá o Living Colour (ao lado) com a cantora do Benin Angélique Kidjo.

O Living Colour já esteve várias vezes no Brasil e é dono de um dos melhores shows já vistos neste país - em 1992 no Hollywood Rock.

A banda sabe aliar peso e técnica com momentos mais pop e de grande sensibilidade. Agora imaginem a união disso tudo com Angelique, dona de uma das maiores vozes da África?

Maria Rita
Antes deles ainda será possível conferir mais alguns encontros no mínimo interessantes. Teremos Maria Rita (esquerda) com a belga Selah Sue ou o da ótima banda de blues rock Vintage Trouble com a inglesa "coisa nossa" Jesuton.

O Palco Sunset também receberá o show do rapper mineiro Flávio Renegado com a boa banda portuguesa Orelha Negra, em mais uma apresentação que deve se mostrar no mínimo interessante.

Finalmente a dica final: não deixem de conferir o divertidíssimo Terra Celta na Rock Street, o grupo é dono de um dos shows mais legais do país em sua mistura de música irlandesa, celta e muita galhofagem - que vão de letras sobre bebedeiras até versões personalíssimas para coisas como os temas do "Mário Bros" ou de "Guerra Nas Estrelas".

Todas as atrações do Rock In Rio 2013 estão aqui no Vagalume. Confira!