O mais novo volume, o décimo, das "Bootleg Series" de Bob Dylan foi anunciado em um vídeo com quase quatro minutos de duração. Com o subtítulo "Another Self Portrait" o disco trará gravações inéditas feitas por Dylan entre 1969 e 1971 - um dos períodos mais polêmicos e discutidos da longa carreira do cantor e compositor.

Bob Dylan
Bob Dylan Self Portrait
"Self Portrait" costuma ser considerado um dos piores discos não só de Dylan, como de toda a história do rock. Um disco duplo com covers, versões ao vivo e algumas canções inéditas que aparentemente foram gravadas sem maiores cuidados. Com o tempo a intenção do cantor ficou mais clara: o disco foi uma espécie de comentário a respeito dos vários discos piratas com todo tipo de gravações rejeitadas por ele que começaram a surgir no mercado paralelo. O fato de três meses depois ele ter lançado um álbum mais bem cuidado - "New Morning" - corroboram para esse fato.

O novo volume das "Bootleg Series" parece chegar com a intenção de colocar o álbum em um novo prisma e mostrar que o material gravado pelo cantor naquela época poderiam muito bem ter virado um disco mais "tradicional" - e provavelmente mais elogiado.

Bob Dylan
Bob Dylan Dylan em 1969 (Foto: Rolling Stone)
O pacote trará 35 músicas entre canções inéditas, demos, faixas ao vivo e versões alternativas. Mais divertido ainda é saber que
o jornalista Greil Marcus é um dos autores do texto do encarte. Em 1971 ele escreveu a lendária resenha "Que m* é essa" sobre "Self Portrait" para a revista Rolling Stone. Três meses depois ele diria: "Dylan está de volta",
ao resenhar "New Morning".

A versão de luxo terá também uma versão remasterizada de "Self Portrait", a íntegra do show que Dylan fez no festival da Ilha de Wight em 1969 e dois livros com fotos em capa dura. O lançamento será no dia 27 de agosto.

Confira o trailer do álbum e ouça os clássicos de Bob Dylan aqui no Vagalume!