Anitta - Anitta
A internet facilita bastante o surgimento de fenômenos musicais e culturais por vias alternativas.
De repente é possível se tornar um artista popular sem precisar de um grande esquema por trás, ainda que fatalmente ele acabe chegando. Claro que na hora de manter esse sucesso a coisa fica complicada, mas isso fica pra depois.
De qualquer forma não deixa de ser um caso interessante o estouro de Anitta, talvez o nome mais falado do momento no pop brasileiro.
Este é o primeiro disco "de verdade" da jovem que já não usa mais o "MC" antes de seu nome - seguramente para firmá-la mais como cantora de música pop. O sucesso que Anitta anda fazendo não chega a surpreender, afinal o mercado global da música pop há tempos sobrevive à base de cantoras sensuais e suas letras que versam sobre o poder feminino. É até meio estranho que o Brasil tenha demorado tanto para ter uma cantora dessa linhagem no mainstream.
Obviamente o disco não é para todos os públicos, mas para aqueles que não querem maiores encucações ou mesmo buscam entender o pop por um viés, digamos, sociológico, o álbum é uma boa pedida.
Ouça "Não Para com Anitta do álbum "Anitta"
Mavis Staples - One True Vine
Mudando radicalmente de estilo esse álbum provavelmente agradará bastante quem não gostou da nossa indicação anterior. Para quem não conhece Mavis Staples é uma das maiores cantoras de soul e gospel que o mundo já viu. Os discos que gravou nos anos 60 com os Staple Singers estão entre os melhores da música negra americana.
A carreira dela reentrou nos trilhos na década passada quando ela assinou com o selo ANTI- e este é o segundo álbum que ela grava com a produção de Jeff Tweedy do Wilco.
Divulgação
O esquema já é mais ou menos conhecido nesse tipo de encontro "nova-velha guarda". O produtor ajuda na escolha de repertório e se esforça para que o álbum tenha aquele sabor de antigamente, e o cantor fica livre para fazer o que sabe da melhor forma.Ainda que por vezes os resultados não saiam conforme o esperado, é bom dizer que aqui tudo funciona muito bem.
O disco tem canções escritas especialmente para ela por Tweedy e outros compositores de renome como Nick Lowe, além de covers interessantes como a de "Can You Get To That" do Funkadelic em um álbum recomendado não só para fãs de soul music, mas para que gosta de boa música em geral.
Ouça a íntegra de "One True Vine" de Mavis Staples
Ciara - Ciara
Nosso especial desta semana é marcado pela presença de alguns nomes que andavam um pouco sumidos. Ciara, por exemplo, que não lançava um novo álbum desde 2010, soltou esta semana seu quinto álbum de estúdio.
O trabalho, que leva apenas o nome da cantora, é um bom álbum de R&B moderno, com produção bem cuidada e o equilíbrio certo entre a modernidade e a tradição.
Bastante elogiado pela crítica, o disco tem ainda a participação especial de gente como Nicki Minaj e Future.
Confira "Body Party com Ciara presente no álbum "Ciara"
Skylar Grey - Don't Look Down
Se o nome "Skylar Grey não te diz muita coisa, saiba que certamente você a conhece melhor do que imagina. Isso porque além de cantora, ela também ajudou a compor alguns sucessos realmente grandes - incluindo a melodia e parte da letra de "Love The Way You Lie", gravada por Eminem e Rihanna.
Grey está na batalha há algum tempo - ainda como Holly Brook (seu nome de batismo) ela lançou um álbum em 2006 que não fez muito sucesso. Mas foi como compositora e "cantora convidada" em singles de Diddy-Dirty Money ou Dr. Dre que ela realmente se firmou.
Este álbum demorou um bocado para sair, ele estava prometido desde 2011, e ainda é cedo para dizer se ele irá firmar Skylar como cantora ou se ela precisará voltar a trabalhar nos bastidores. Não se pode negar que a aposta nela está alta.
Afinal ter Eminem como seu "produtor executivo" não é algo muito comum. Mesmo sem apresentar nada de muito inovador, o trabalho de Skylar Grey é muito bem feito. A cantora é dona de uma voz agradável e como artista ela é eclética o bastante para se aventurar tanto pelo pop dançante quanto por músicas com maior dose de seriedade (vide a bela balada levada ao piano "White Suburban").
Ouça "Final Warning" com Skylar Grey presente no álbum "Don't Look Down"
Belinda - Catarsis
Outra cantora que não lançava um novo álbum desde 2010 é a mexicana Belinda. A jovem faz muito sucesso em toda a América Latina, no mercado hispânico norte-americano, e também aqui no Brasil, onde há anos ela tem um público fiel.
"Catarsis" é um disco de pop dançante redondinho, com produção moderna, que não deixa nada a desejar aos melhores álbuns feito por astros "do primeiro mundo".
Quem já gostava dela continuará gostando muito e se você ainda não a conhece, vale a pena dar uma chance.
Ouça "En La Obscuridad" com Belinda presente no álbum "Catarsis"