Demorou um pouco, mas finalmente a classe artística começou a se manifestar em relação aos protestos contra o aumento do transporte público que começaram em São Paulo na semana passada e se espalharam pelo país. Agora que a situação está mais esclarecida e a agenda dos protestos mais ampla, vários músicos começaram a demonstrar publicamente o seu apoio através das redes sociais ou em seus shows.

Pitty
Pitty Pitty (Foto: Mauricio Santana/Grudaemmim)
A cantora Pitty usou sua conta no Twitter para mandar o seguinte recado: "Bom, eu não sei vocês, mas eu vou pra rua".

Outra cantora, essa bem mais veterana, Elza Soares, de 75 anos, também declarou apoio aos manifestantes durante o show que fez na Feira do Livro de Ribeirão Preto. Elza adaptou a letra de "Opinião, o clássico samba de Zé Keti, com versos como "20 centavos eu não pago não, 20 centavos eu não tenho não".

Criolo letras
Já o rapper Criolo (ao lado), autor da música cujo título virou bordão, "Não Existe Amor em Sp", também mandou seu recado para quem irá hoje para o Largo da Batata em São Paulo, onde mais uma grande manifestação está marcada. "SP, Largo da Batata, 17hs. Hoje as ruas têm que ser palco do amor e da paz", pediu o músico.

Leoni postou um vídeo de "As Coisas Não Caem do Céu" no YouTube. A canção foi escrita há alguns meses, mas ganhou novo sentido depois dos eventos vistos na última semana. Sobre a música, o compositor disse em sua página no Facebook: "Escrevi 'As Coisas Não Caem do Céu' para lembrar que só a ação modifica o mundo. As pessoas na rua disseram isso de forma muito mais impactante e coletiva."

Cat Power
Cat Power Cat Power apoiou publicamente as manifestações que ocorrem em São Paulo
As manifestações também começaram a chamar a atenção de artistas no exterior. A cantora Cat Power, que esteve recentemente no Brasil, colou em sua camiseta os nomes das cidades de São Paulo e Istambul e do estado americano de Oklahoma durante sua apresentação no sábado (15) no festival Bonnaroo, nos EUA, demonstrando apoio aos paulistanos, aos turcos e às vítimas do tornado que atingiu a região americana no início deste mês.

Tom Morello, do Rage Against The Machine, também escreveu um "EU APOIO" em letras garrafais no Twitter em resposta a um brasileiro que pediu o seu apoio aos protestos. O músico também postou um link para um vídeo em que os motivos para as manifestações são explicados em inglês e disse que se juntaria aos manifestantes brasileiros que se preparavam para protestar ontem (16) em Los Angeles caso estivesse na cidade.

Fique ligado nas Notícias do Vagalume para saber das últimas novidades do mundo da música pop!