O baixista Trevor Bolder, que acompanhou David Bowie entre os anos de 1971 e 1973, morreu ontem (21) aos 62 anos. O músico, que há muitos anos tocava com o Uriah Heep, estava com câncer no pâncreas.

Bolder foi um dos Spiders From Mars, a banda que acompanhou David Bowie durantes os anos "Ziggy Stardust". Com o astro, ele gravou os álbums "Hunky Dury" (1971), "Alladin Sane" (1973), "Pin Ups" (1973) e, naturalmente, "Ziggy Stardust And The Spíders From Mars", de 1972, que catapultou o cantor britânico para o estrelato.

Bolder foi o segundo integrante da banda a morrer - o guitarrista Mick Ronson, também vitimado por um câncer, se foi em 1993. Agora, apenas o baterista Mick Woodmansey continua vivo, além do próprio David Bowie, claro.

David Bowie
David Bowie Trevor Bolder em foto mais recente
A banda foi desfeita pelo cantor em pleno palco em julho de 1973 (ainda que um especial para a televisão gravado em dezembro desse mesmo ano seja de fato a última performance do alter-ego de David Bowie).

Em 1976, Bolder uniu-se ao Uriah Heep, com quem ficou até o início dos anos 80. Dez anos depois, o baixista retornaria à banda definitivamente.

David Bowie divulgou nota de pesar pela morte do baixista. "Trevor foi um músico maravilhoso e uma grande inspiração para qualquer banda com a qual ele estivesse trabalhando. Mas que, acima de tudo, ele era um tremendo cara, um grande homem".

Veja Trevor Bolder tocando "Starman" com David Bowie no "Top Of The Pops" em 1972.



Relembre o trabalho de Trevor Bolder ao lado de David Bowie e com o Uriah Heep aqui no Vagalume!