Nem só de Adele e Anne Hatahway foi feita a festa do Oscar musicalmente falando. Um pouco despercebido no meio do desfile de astros e estrelas "Searching For Sugarman" um documentário musical também saiu da festa vitorioso. Se você nunca ouviu falar no filme ou em seu personagem principal, o cantor Rodriguez, vale a pena saber um pouco mais e depois tentar assistir o filme, que mesmo premiado não deverá passar nos cinemas daqui.

Rodriguez
Rodriguez O poster do filme
A história de "Searching fo Sugarman" é tão inacreditável que parece mentira. Rodriguez é um descendente de mexicanos nascido em Michigan. No começo dos anos 70 ele lançou dois belos discos que não venderam nada apesard e sua inegável qualidade. Como acontece nesses casos ele foi dispensado pela gravadora, encerrou sua carreira artística e passou a trabalhar como pedreiro para sobreviver

O que ele não sabia é que na África do Sul dominada pelo Apartheid seus discos tornaram-se popularíssimos entre a juventude branca descontente com o sistema poítico do país. Por lá Rodriguez era maior que Elvis. o problema é que ninguém sabia absolutamente nada sobre ele, o que gerou uma série de teorias e boatos - a mais curiosa dizendo que o cantor havia se matado em pleno palco após ser vaiado.

Rodriguez
Rodriguez A capa de Cold Fact o disco que tornou o cantor ídolo na África do Sul
"Searching For Sugarman" conta então a história desse caso de amor entre os sul-africanos e o artista e na busca empreendida por alguns fãs obcecados em tentar descobrir quem era ele e qual havia sido o seu destino.

O auge do filme acontece em 1998 quando o cantor enfim é encontrado - graças a internet - e faz uma turnê consagradora pela África do Sul. Ou seja, mesmo após seu retorno, foram preciso mais de dez anos para sua história finalmente se tornar mais conhecida.
Os diretores também tentaram, sem sucesso, descobrir onde foi parar todo o dinheiro gerado com as vendas dos discos do cantor, já que o músico nunca viu um tostão de direitos autorais.

Rodriguez agora colhe um pouco de seus louros. Por causa do filme ele está excursionando também pela Europa e EUA e seus discos foram relançados chegando ao top 200 americano. Mas ele ainda mantem-se uma pessoa reclusa e misteriosa. Ele vive há quarenta naos em uma casa simples e preferiu não comparecer à festa do Oscar achando que todos os méritos deveriam ir apenas para o diretor Malik Bendjelloul.

Confira o trailer do filme




Confira as Notícias do Vagalume para ficar por dentro das últimas notícias do mundo pop!