A década de 2010 pode estar só começando, mas quando ela chegar ao final vai ser muito difícil ignorar o nome de Adele. basicamente porque a cantora conseguiu duas proezas nada desprezíveis para os dias de hoje: vender muitos discos, incluindo milhões deles em formatos físicos, e atingir diversos tipos de público. Se até a década de 90 isso não era exatamente algo tão extraordinário assim, com a chegada da internet facilitando o acesso a praticamente toda e qualquer gravação já feita na humanidade a tendência natural foi a pulverização dos gostos.

Adele
Adele 21
Para comprovar isso é bacana ver os dados compilados pelo site Top Songs especializado na criação de listas com as mais importantes canções da era do rock a partir de critérios pré-estabelcidos como o impacto da canção não só entre o público consumidor, mas também na imprensa, indústria e também em outros artistas.

Adele está no topo de todos os rankings do site para essa década. "Rolling In The Deep" é a maior canção, "21" é o maior álbum e ela naturalmente é a maior artista, numa presença que deve se tornar mais forte ainda nos próximos anos. Até porque não se vê no horizonte outro artista ou banda com as características dela.

Frank Ocean
O ranking também é interessante para pegar fenômenos que acontecem agora e podem se tornar de fato marcos dentro da história do pop.

Nesse sentido o nome que mais se destaca é o de Frank Ocean (ao lado) que ano passado colocou seu disco de estreia "Channel Orange" em praticamente todas as listas de melhores álbuns de 2012. Quando vemos que essas listas foram, feitas por publicações dos mais diversos enfoques nota-se que ele também é aquele raro artista a conseguir quebrar barreiras neste século. Ou seja, Ocean é mais um artista que deve-se acompanhar de perto para saber quais os próximos rumos da música pop.

Kanye West
De acordo com o site Frank Ocean é até o momento a grande revelação dos anos 10, mas também o terceiro artista e o já citado "Channel Orange" o teceiro álbum. O outro nome constante na lista é o do rapper e produtor Kanye West. Ainda que muita gente não engula a arrogância e onipresença dele, o fato é que Kanye desde a década passada já provou que é um artista que é impossível de se ignorar. Por isso não chega a supreender vê-lo como o segundo artista da lista e seu "My Beautiful Dark Twisted Fantasy" na mesma posição entre os álbuns. Nessa categoria ele também aparece como parte do Watch The Throne o projeto/disco que ele gravou ao lado de seu amigo Jay-Z

O ranking completo pode ser conferido neste post do Top Songs no Facebook. Como toda lista, ela não é infalível e aberta a discussões, o que aliás faz parte da brincadeira. Depois disso vale conhecer o site também que lista mais de 3500 grandes músicas, com a quase totalidade das letras e vídeos delas disponíveis aqui no Vagalume.