O Top 100 americano irá sofrer fortes mudanças daqui pra frente. Isso porque a Billboard disse que a partir de agora irá também levar em consideração a quantidade de visualizações de vídeos musicais dentro do YouTube na hora de compilar as suas paradas de sucesso. Apenas os vídeos vistos dentro dos Estados Unidos serão considerados. A boa notícia, ou má dependendo do ponto de vista, é que clipes feitos por usuários com uma música cuja utilização seja permitida, também irá contar.

Rihanna
O resultado mais provável dessa nova política deverá ser um aumento de músicas "virais" nas paradas. Essa semana mesmo já se pode ver o efeito disso com a chegada ao topo de "Harlem Shake" de Baauer, que era um ilustre desconhecido até semana passada. A música já havia sido lançada há quase um ano, mas estourou semana passada quando uma série de vídeos com a música começou a se espalhar pela internet.

PSY
A mudança de qualquer forma não servirá só para ajudar os artistas "virais". Tanto Rihanna (na foto acima) quanto Drake, para ficarmos em dois artistas que existem fora dos domínios da internet voltaram ao top 10 americano.

Para o editor da Billboard a mudança é um reflexo de nossos tempos. Bill Werde diz que a definição do que é um sucesso está sempre mudando. Ele cita então artistas como Psy (ao lado), Cee Lo Green, Gotye ou Baauer como exemplos de artistas que gravaram canções que se tornaram megahits apenas no YouTube.

Os maiores astros da música estão aqui no Vagalume. Confira!