Há exatos 20 anos o Nirvana fez o primeiro dos dois únicos shows no Brasil. Foi no extinto festival Hollywood Rock em uma noite que também teve as garotas do L7 e, numa escolha pra lá de esquizofrênica, os Engenheiros do Hawaii que tocou debaixo de vaias dos fãs do grunge.

O Nirvana chegou aqui com a moral em alta. Afinal naquela época ainda não era muito comum o país receber bandas em seu momento de maior popularidade.

Ainda que a bola de "Nevermind" lançado no final de 1991, estivesse começando a baixar e os clamores por um novo disco já tivessem surgido, o trio ainda era o grupo do momento.

O show também tinha senso de ocasião, afinal sinalizava o momento em que as bandas do dito underground começavam a tomar conta do mainstream. Se hoje a equação já parece resolvida, com bandas "independentes" tocando para multidões com a mesma desenvoltura dos grandes astros pop, na época essa situação ainda era estranha e não raro causava embaraços nos artistas.

Ninguém simboliza tanto essa época quanto Kurt Cobain, que ficará eternizado como o cara acabou com sua vida por não aguentar a pressão do sucesso. E aí voltamos ao dia 17 de janeiro de 1993 quando o trio decidiu tratar um Morumbi com mais de 100 mil pessoas como um pequeno clube, ou mesmo sala de ensaios.

Nirvana
A apresentação sempre será lembrada pelo clima caótico, com enormes pausas entre as músicas e uma parte final onde ninguém entendeu nada, com troca de instrumentos - Kurt foi para a bateria - e covers desencontradas de Queen, Duran Duran e até "Kids In America" de Kim Wilde. Mas é sempre bom lembrar que antes disso a banda entregou um set enxuto recheado de hits - "Smells Like Teen Spirit" teve até solo de trompete de Flea dos Red Hot Chilli Peppers que haviam se apresentado na noite anterior - e ainda nos deu a chance de ouvir a ainda inédita "Heart Shaped Box" em primeiríssima mão.

Nirvana
Nirvana Krst Nososelic, Dave Grohl e Kurt Cobain
A banda ainda fez mais um show no Rio de Janeiro uma semana depois. As aventuras do Nirvana durante esses sete dias no Brasil são dignas de virar livro com Kurt conhecendo várias casas do underground paulistano ao lado de João Gordo, sessões de gravação em um estúdio no Rio de Janeiro e Kurt sem sucesso tentando reunir os Mutantes.

A apresentação carioca também esteve longe do padrão. Só que dessa vez tudo estava sendo transmitido ao vivo pela Globo. Quem viu não se esquece de Kurt Cobain cuspindo nas câmeras e exibindo seus genitais em rede nacional - sem que nada fosse cortado!

Anos depois Dave Grohl se desculparia com os brasileiros pelas apresentações, dizendo que Cobain estava obviamente chapado após ter tomado uma droga poderosa com a qual ele não estava acostumado. Mas o fato é que ruins ou antológicos - e muita gente discute isso até hoje - os shows definitivamente entraram para a história dos concertos de rock no Brasil.

Confira um dos raros trechos do show paulistano que vieram à público



Relembre o Nirvana aqui no Vagalume!