O ex- baterista do Spirit Ed Cassidy morreu ontem aos 89 anos. O músico era provavelmente o músico de rock mais velho do planeta (só para comparar Chuck Berry está com 86 anos). Cassidy também devia ser o único caso em toda história do rock de padrasto montando banda com um enteado - a situação obviamente se complicou quando ele se separou de sua esposa.
O Spirit foi uma das grandes bandas dos anos 60 graças principalmente pelo talento do guitarrista Randy California - o enteado - e de Cassidy que trouxe sua experiência de baterista de jazz para o grupo.

Randy formou a banda quando tinha só 16 anos o que fez do Spirit a única banda de rock a ter um dos músicos mais velhos e um dos mais novos do mundo simultaneamente em sua formação.

Spirit
Ainda que nunca tenha atingido o grande público, o Spirit foi de grande influência para a história do rock. A mistura de rock, pop, psicodelia e toques de jazz - esses trazidos por Cassidy - influenciou muita gente. o futuro guitarrista do Led Zeppelin Jimmy Page que se inspirou na instrumental "" para criar a introdução de "Stairway To Heaven" que o diga.

A banda durou de 1967 até 1973 e voltou em algumas ocasiões posteriores. A morte acidental de Randy California em 1997 - afogado ao salvar seu filho pego por um redemoinho enquanto nadava - selou de vez o fim da banda.
Ed Cassidy também fez alguns papéis na televisão (na série "Hospital Geral" por exemplo) e seguiu fazendo pequenas apresentações e se correspondendo com seus fãs até o fim da vida.

Ouça nesse link a íntegra de "Twelve Dreams Of Dr. Sardonicus" o álbum mais celebrado do Spirit