PSY
PSY (Foto: Rex Features / David Hartley)















Ontem (7), o astro Psy fez uma visita à Oxford Union, associação de alunos da prestigiada Universidade de Oxford (Reino Unido).

O cantor sul-coreano foi convidado para falar sobre a fama internacional depois do lançamento do single "Gangnam Style", um verdadeiro fenômeno que chegou ao topo das paradas em mais de 20 países.

As entradas para o evento com o músico, cujo nome real é Park Jae-sang, foram muito procuradas, mais do que em ocasiões passadas nas quais o candidato à presidência dos EUA John McCain e o rei do pop Michael Jackson visitaram a instituição.

De acordo com Psy, muito tempo foi dedicado ao aprimoramento da dança de "Gangnam Style":

"Fiquei acordado durante 30 noites para descobrir essa dança da equitação. Não pensei só em cavalos. Tentei todas as criaturas: elefante, macaco, cobras, folhas que caem, sol e lua. Na Coreia, minhas cinco últimas danças ficaram muito famosas. Esta era a sexta. Havia muita pressão".

Falando sobre seu passado, o músico revelou: "Meu único interesse quando eu era jovem era ser atraente para as garotas. Sei que não sou tão bonito, então tive de tentar outras coisas. Voz boba, dança boba. Rir e fazer piada podem ser coisas charmosas".

Psy também relembrou episódios curiosos sobre a sua descoberta pelo público ocidental:

"De repente, pensei 'o que está acontecendo?' Havia comentários em inglês e as pessoas estavam brigando por causa da minha nacinalidade. 'Ele é chinês? Ele é coreano? Ele é japonês?'. Então a BBC e a CNN fazem reportagens sobre mim. Recebi uma ligação do empresário de Justin Bieber, Scooter Braun. Eu disse a ele, 'se você é o empresário de Justin Bieber, então eu sou Justin Bieber'. Eu o fiz enviar imagens por email para provar quem ele era. Tive de pedir desculpas".

De acordo com o artista de 34 anos, sua canção tornou-se "um sonho e um pesadelo". Para Psy, falar aos estudantes da universidade inglesa era um sonho. O pesadelo será a tentativa de superar o sucesso de "Gangnam Style".

Também ontem (7), confirmada a reeleição de Barack Obama, o presidente americano disse em tom bem-humorado que sabe fazer a coreografia do hit sul-coreano e que a exibirá em particular à sua esposa Michelle.

Assista ao discurso de Psy e (re)veja o clipe de "Gangnam Style" com legendas:






Navegue pelas letras, traduções e muito mais de Psy no Vagalume!