Nirvana letras
Pharrell está lançando um livro, "Pharrell: The Places And Spaces I''ve Been". Nele, Pharrell entrevista pessoas notáveis, como Buzz Aldrin, ex-astronauta, Kanye West, Jay-Z e Anna Wintour, editora-chefe da revista Vogue.

Na seção com Jay-Z, os dois rappers discutem a ascensão da música grunge.

"Primeiramente, nós temos que voltar para antes do grunge e saber porque aquilo aconteceu. As bandas de hair metal dominavam as rádios e o rock acabou se tornando mais sobre aparência do que conteúdo", explica a voz de "99 Problems".

"[O rock] não simbolizava mais o espirito de juventude rebelde. Por isto que 'Smells Like Teen Spirit' fez tanto sucesso, porque estava em sintonia com os sentimentos de todos, entende?"

"É estranho, porque o hip-hop estava se tornando uma força, e então o grunge pausou este crescimento", afirma Jay-Z. "Era fácil, com o hip-hop, ultrapassar as bandas de hair metal. Quando Kurt Cobain veio, foi tipo: 'Temos que esperar um pouco'".

"Quando estas forças aparecem, é impossível escapar. Não dá para parar de olhar, nem de ouvir elas. Kurt Cobain era uma destas".

(Re)veja o vídeo de "Smells Like Teen Spirit":



Veja mais vídeos, letras e traduções de Nirvana, Pharrell e Jay-Z aqui no Vagalume!