Saiu a lista dos pré-indicados para entrar no Rock and Roll Hall Of Fame em 2013. A maior supresa é ver que finalmente os canadenses do Rush (ao lado) terão uma chance de fazer parte do Hall da Fama para alívio do fã-clube do trio que desde 1998 clamava ruidosamente por isso.

A lista também lembra de outra banda clássica do hard-rock que há quase duas décadas já poderia estar nominada: o Deep Purple. Para fazer parte do Hall o artista precisa ter lançado seu primeiro álbum há pelo menos 25 anos.

Kraftwerk letras
Outra boa surpresa da lista é ver que finalmente o Kraftwerk (direta), grandes pioneiros da música eletrônica, foram lembrados. Se eles entrarem serão os primeiros artistas de um país de língua não inglesa eleito.

Há tempos longe da ortodoxia, o resto da lista contempla também grandes nomes da disco (Donna Summer e Chic), rap (Public Enemy e NWA), funk e soul (The Meters) e blues (Albert King, The Paul Butterfield Blues Band). O Procol Harum - autores de A Whiter Shade of Pale, uma das músicas mais executadas de todos os tempos e o brilhante compositor e cantor Randy Newman também estão na briga.

Joan Jett & The Blackhearts letras
As mulheres também não foram esquecidas. Além de Donna Summer, morta em maio deste ano, Joan Jett (ao lado), as Marvelettes e a banda de hard rock Heart também estão no páreo.
A novidade esse ano é que finalmente o público também terá direito a participar da votação. Os fãs estão sendo convidados a escolhers os seus cinco artistas favoritos no site da Rolling Stone americana. mas verdade seja dita, a infuência desses votos deverá ser pequena.

Os cinco mais votados farão parte de uma "cédula dos fãs" que entrarão na contagem com os demais votos do júri - que são mais de 600. Por outro lado o clamor público também poderá sensibilizar os votantes em suas escolhas. O resultado será divulgado no meio de dezembro e a cerimônia para os vitoriosos acontecerá em 18 de abril do ano que vem.

Rush? Deep Purple, Donna Summer?, Public Enemy, Kraftwerk? Quem merece estar no Hall da Fama do Rock em 2013? Comente e curta o somd e todos eles aqui no Vagalume!