Há exatos 50 anos os Rolling Stones faziam seu primeiro show no minúsculo Marquee Club em Londres. De lá pra cá como diz o clichê, muitas pedras já rolaram, com a banda enfrentando momentos de alegria, tristeza, calmaria e turbulência. Para celebrar essa data confira aqui cinco vídeos que capturam momentos fundamentais da história da banda.



(I Can't Get No) Satisfaction - 1965
Os Rolling Stones no começo gravavam mais covers de seus ídolos e compunham raramente. Isso só mudou em 1964 quando finalmente uma canção escrita por Mick Jagger e Keith Richards - "The Last Time" - foi considerada boa o bastante para ser lançada como single. No ano seguinte os dois compuseram aquela que seria não só a marca registrada da banda como talvez de todo o rock. "(I Can't Get No) Satisfaction" que poe ser conferida aqui em um vídeo feito em um programa de televisão da época. Aqui começou a escalada do grupo que se tornaria "a maior banda de rock do mundo".



Jumpin' Jack Flash - 1968
Em 1968 os Stones estavam dispostos a provar que não iriam sumir tão cedo assim, por mais que muita gente quisesse - no ano anterior eles quase acabaram após correrem o risco de irem para a cadeia por posse de drogas. A revanche tinha um nome e ele era "Jumpin' Jack Flash" que vocês conferem aqui num vídeo promocional, um dos primeiros exemplos que viriam a ser os vídeo-clipes. A canção marca o início dos "anos de ouro" da banda que se estenderiam até 1972 quando o grupo simplesmente não dava um passo em falso e lançou uma série de álbuns fundamentais.



Brown Sugar - 1971
Nos anos 70 os Rolling Stones se tornam a maior banda de rock do mundo atraindo multidões para seus shows e vendendo milhões de cópias mundo afora. Essa época é bem sintetizada por "Brown Sugar" com seu riff matador, a letra provocante e a interpretação lasciva de Jagger. O vídeo foi feito durante o show supresa que o grupo fez no minúsculo Marquee Club em 1971 pouco antes de partir para a França, para onde eles se mudaram para fugir do pesado fisco britânico. Considerado um dos melhores que o grupo já fez os fãs ainda aguardam seu lançamento em DVD oficial, já que ele só existe em cópias piratas.



Start Me Up - 1981
A segunda metade dos anos 70 não foi fácil para a banda. Perda de credibilidade, discos irregulares e a quase prisão de Keith Richardsfizeram a estrutura stoniana balançar. Em 1978 de qualquer forma as coisas voltaram a se ajeitar. O ano de 1981 marca o lançamento do álbum "Tattoo You" que serviu também para colocar o quinteto em uma turnê enorme. Nele estava "Start Me Up" que se tornaria o último grande hit e também o derradeiro clássico incontestável da banda. O grupo passaria quase que todo o resto dos anos 80 trocando farpas pela imprensa e lançando álbuns esporádicos e de qualidade duvidosa.



Rough Justice - 2006
Em 1989 Jagger e Richards fizerma as pazes e também viram que os Rolling Stones era maior que eles e que suas rixas. O grupo então se transforma em uma espécie de máquina de fazer dinheiro de tempos em tempos. Cerca de duas vezes por década eles se reúnem, gravam um álbum (ou alguma faixas como em 2002) e saem em turnê que sempre quebra recordes. A última delas aconteceu em 2005 e 2006. Uma das paradas da "Bigger Bang Tour" foi o Rio onde em um show gratuito na praia eles tocaram para mais de 1,5 milhão de pessoas. Agora é torcer para que eles voltem à estrada no ano que vem.

Confira a página dos Rolling Stones no Vagalume, com vídeos, letras, fotos, discografia e mais.