Hoje Brian Wilson faz 70 anos. O líder e compositor dos Beach Boys é figura fundamental na história do rock e é mais que tudo um verdadeiro sobrevivente. Afinal a sua recuperação após décadas vivendo em uma espécie de limbo mental é não menos que milagrosa.
Brian nesse momento está em turnê com os Beach Boys e até voltou a gravar com o grupo - vale a pena conferir o álbum recém lançado "That's Why God Made The Radio".

Nesse especial nós relembramos alguns dos maiores momentos da carreira desse grande nome da música que nasceu apenas dois dias depois de um de seus maiores fãs: Paul McCartney. Mas lembramos que isso é só o começo, os Beach Boys, e mesmo Brian em sua carreira solo, têm inúmeros discos e canções fundamentais para se entender o pop e o rock de hoje. Então não deixem de conhecer o resto da obra dele. O prazer e a alegria são garantidos.



Surf, carros e garotas
Os Beach Boys surgiram no comecinho dos anos 60 e rapidamente tomaram de assalto as paradas com suas canções sobre surf, praia, carros e garotas. O grupo era tão popular que foi um dos únicos a não sofrer com a chegada dos Beatles. O responsável por esse sucesso todo tinha um nome: Brian Wilson, que além de cantar, tocar baixo e produzir as gravações tinha um dom sobrenatural para criar intricadas harmonias vocais. Era ele quem instruía o resto da banda (além dele seus irmãos Carl e Dennis, o primo Mike Love e o amigo Al Jardine) sobre suas partes vocais. O resultado ainda hoje impressiona, mesmo nas canções mais simples como "Surfin' USA".



O álbum Pet Sounds
Na metade dos anos 60 Brian Wilson teve uma crise nervosa dentro de um avião e decidiu que não mais iria se apresentar ao vivo. A partir de agora os Beach Boys iriam excursionar com um novo integrante - Bruce Johnston - enquanto Brian ficaria em Los Angeles gravando ao lado dos melhores músicos de estúdio do planeta. Paralelamente a isso Wilson ficou tão impressionado com "Rubber Soul" dos Beatles que quis fazer um álbum tão bom quanto o do quarteto de Liverpool. O resultado foi "Pet Sounds" que mesmo sem ter vendido muito em seu lançamento em 1966 acabaria por se tornar um clássico incontestável do rock - várias vezes ele foi eleito o melhor disco já gravado.



Good Vibrations
Depois de "Pet Sounds" Brian quis ir além. O primeiro passo foi o single Good Vibrations uma das melhores uniões de experimentalismo e música pop que já se viu. Foram necessários seis meses, quatro estúdios e quase 90 horas de fita magnética para que Brain se desse por satisfeito. mas o resultado compensou. O compacto chegou ao primeiro lugar e foi o primeiro do grupo a vender 1 milhão de cópias. Outro monumento da música pop, "Good Vibrations" sempre figura nas primeiras posições de listas de "maiores singles já feitos". O jornal inglês NME, por exmplo, a colocou na quarta posição em uma lista publicada ontem.



Smile
Cheio de confiança Brian Wilson mergulhou então em seu projeto mais ambicioso o álbum "Smile". Durante o ano de 1967 horas de estúdio e drogas foram consumidas em enormes quantidades e o mundo do rock prendeu a respiração esperando pelo álbum. No final Brian se viu com um quebra-cabeças impossível de ser montado. Extremamente inseguro não ajudou muito o fato do resto da banda não estar lá muito impressionada com as canções e muito menos a briga em que o grupo travava com a gravadora Capitol. No final Brian cancelou o lançamento e entrou em uma espiral de doenças mentais, crises nervosas e consumo de drogas que duraram mais de duas décadas.



O renascimento
A recuperação de Brian Wilson foi demorada. Tentativas de trazê-lo de volta aos palcos e estúdios foram feitas, mas elas nunca duraram muito. Pior ainda, Wilson passou a ser cuidado por um psiquiatra que ainda que tenha lhe dado algum equilíbrio também o transformou em um quase robô que não conseguia fazer nada de forma independente. No fim dos anos 80 ele começou uma carreira solo que renderia ótimos frutos - tanto em estúdio como no palco. Em 2004 Brian finalmente tomou coragem e concluiu o projeto "Smile" e em 2012 ele voltou a gravar e excursionar com os Beach Boys para celebrar os cinquenta anos da banda.



Ouça o som dos Beach Boys e de Brian Wilson aqui no Vagalume.