O grupo britânico afirmou várias vezes que não planejava lançar um novo álbum, mas o produtor William Orbit (que trabalhou com Madonna em "MDNA") havia revelado anteriormente em seu Twitter que estava gravando com Damon Albarn e Graham Coxon, antes de ser removido do projeto há três semanas.

Em entrevista ao site NME, Orbit declarou: "Os novos materiais estavam ótimos. De repente, tudo parou. Tudo estava acabado com Damon e os outros integrantes se perguntavam se tudo estava realmente interrompido".

No entanto, é provável que a falta de discrição de Orbit pode ter causado a sua retirada do projeto, pois o produtor compartilhou vários detalhes da gravações que o Blur provavelmente queria manter como segredo. O produtor, que já havia trabalhado com os ingleses em "13" em 1999, comentou em janeiro quando começaria as gravações e também elogiou as habilidades de Graham Coxon na guitarra em outro momento, além de revelar a data das gravações dos vocais.

"Acabei de descobrir que Fatoumata Diawara gravou faixas com Damon Albarn, com quem começo a gravar na quarta! (...) Graham Coxon, estou adorando as suas partes na guitarra! Sessão de vocais no dia 3 de março!", havia publicado Orbit.

Veja letras, traduções e vídeos de Blur!