Levon Helm que tocou bateria e também era um dos vocalistas da The Band morreu hoje aos 71 anos. O músico há naos lutava contra um câncer na garganta. No final dos anos 90 quando o tumor foi detectado ele foi submetido a um tratamento e conseguiu superar a doença que voltou de forma extremamente agressiva nos últimos meses.

The Band
Segundo a família ele se foi de forma serena e estava ao lado de diversos amigos. A notícia de que o estado de Levon era terminal foi divulgada no fim de semana. Robbie Robertson, que liderou o The Band, pediu orações para o músico na cerimônia do Hall da Fama do Rock que aconteceu no sábado passado. A notícia fez com que ele fosse visitar seu antigo colega no hospital, numa reconciliação um tanto quanto tardia, mas ainda assim extremamente importante para ambos. Desde o fim da banda em 1976 os dois raramente se falaram. Em sua página no Facebook Robertson disse que os dois relembraram os grandes momentos que passaram juntos e que foi ótimo poder tê-lo visto por essa última vez.

Um dos grupos fundamentais na história do rock, o The Band ficou famoso primeiro como acompanhantes de Bob Dylan na mítica turnê de 1966 - aquela em que ele foi vaiado e chamado de traídor por eletrificar seu som - Helm não chegou a tomar parte desses concertos. O quinteto alcançaria fama por conta própria no final da década graças aos seus dois primeiros discos em que modernizaram a tradicional música americana. A influência do disco foi imediata e enorme - Eric Clapton quis jogar tudo para o ar para se unir, sem sucesso, ao grupo, George Harrison também ficou impressionadíssimo. Helm se destacava por sua bela voz e pelo seu estilo único como baterista. Boa parte das canções mais célebres do grupo foram cantadas por ele.

The Band letras
O grupo acabou em 1977 em meio à muitas brigas, especialmente dos membros com o líder Robbie Robertson que por assinar as composições ficava com o grosso do dinheiro. Os anos seguintes foram difíceis para os músicos que se viram sem sua maior fonte de sustento. O tecladista e vocalista Richard Manuel se matou em 1986 e o baixista e vocalista Ricky Danko morreria em 1999 após anos de vícios.

Já Helm sobreviveu como pôde e viu sua carreira renascer na década passada quando lançou discos elogiadíssimos e ganhou dois dos três Grammys entregues na recente categoria " Melhor Álbum de Americana" (por "Americana" entenda uma música que junta as diversas formas de música originadas nos EUA). O segundo deles foi ganho este ano com "Ramble at the Ryman".

Relembrem o grande Levon Helm ouvindo a clássica The Night They Drove Old Dixie Down, que foi uma das canções escolhidas pelo Vagalume como uma das mais importantes da história do rock.
Esse vídeo faz parte do filme "The Last Waltz". Dirigido por Martin Scorsese em 1976 o filme mostra o último show do The Band.