É hoje. Mais de vinte anos depois de ter surgido nos EUA, o Brasil finalmente ganha a sua edição do Lollapalooza. Para você que vai para a Chácara do Jockey ou vai curtir o festival de casa, aqui vão algumas dicas das atrações que você deve ficar de olho no dia de hoje.

Os Palcos

O Lollapalooza terá cinco palcos, incluindo um para crianças, outro para bandas brasileiras e um para a música eletrônica. Dito isso o grosso das atrações de mais interesse estarão nos dois palcos principais - O Cidade Jardim e o Butantã onde os shows ocorrerão de forma intercalada e sem intervalos. Ou seja, se você é daqueles que quer ver tudo na íntegra é bom estar preparado para a maratona (e torcer para não ter fome, sede ou vontade de ir ao banheiro - ou seja, a tarefa é impossível). Sendo assim o melhor é já sair de casa preparado com uma colinha anotando as atrações imperdíveis e as para as quais você quer dar uma chance.


Marcelo Nova letrasMarcelo Nova
Wander Wildner - 13 horas Palco Butantã
Taí uma boa razão para chegar bem cedo no Jockey Clube. O gaúcho que nos anos 80 tocou nos Replicantes se reinventou como "punk-brega" nos anos 90. Quem já viu um show dele sabe da sua força e simpatia como performer. É óbvio que suas músicas mais conhecidas como Bebendo Vinho não ficarão de fora em um show que promete ser no mínimo muito divertido.

Marcelo Nova - 14 Horas - Palco Cidade Jardim
Figura importantíssima do rock brasileiro Marcelo Nova pagou o preço de sempre ir contra a maré - como ter terminado com o Camisa de Vênus quando a banda vivia ótimo momento comercial. Inacreditavelmente esta é a primeira vez em que ele sobe ao palco de um grande festival de rock no país.

DivulgaçãoCage The Elephant letras
Cage the Elephant - 15 Horas - Palco Butantã
Uma das grandes surpresas do ano passado foi ver o segundo disco dessa banda americana chegando ao segundo ligar das paradas. Em sua primeira passagem pelo país a banda deve mostrar as suas boas canções para um público que a essa altura já estará bem mais numeroso.

No Lolla chileno que aconteceu no final de semana passado a banda tocou 16 músicas com seus dois maiores hits tomando cada uma das pontas do concerto (In One Ear rolou na abertura e Shake Me Down foi a penúltima a ser executada).


Band Of Horses letras
Band of Horses - 17 Horas Palco Butantã
Assim que o Rappa encerrar o seu tradicionalmente competente e agitado show no Palco Cidade Jardim o clima vai mudar completamente com o som do ótimo e pouco conhecido Band of Horses. A banda que já tem três álbuns (o segundo "Cease to Begin" lançado em 2007 é o mais recomendado) tem como grande trunfo suas belas melodiasde clima bucólico ancoradas na voz de Ben Bridwell que lembra muito a de Neil Young. Vale muito a pena ficar de olho.


TV on the Radio letras
TV On The Radio - 18 Horas - Cidade Jardim
Em sua segunda passagem pelo país a banda americana já chega com ares de banda clássica do século 21, afinal quantas bandas surgidas na última década conseguem se manter lançando discos de qualidade e ainda influencianda positivamente a cena musical contemporânea. Neste sábado a banda deve tocar 15 músicas, a maioria delas de "Dear Science" seu terceiro e mais elogiado álbum além de uma cover de Waiting Room do Fugazi que deve enlouquecer a plateia.

Joan Jett & The Blackhearts letras
Joan Jett - 19 e 15 horas - Palco Butantã
Ou a "lenda viva" do dia. Joan Jett foi uma das primeiras mulheres a empunhar uma guitarra e fazer rock "pra valer" num mundo marcadamente masculino como o do rock'n'roll. O show dela tem tudo para ser um dos grandes eventos não só do Lolla como do ano - além desta ser a única situação onde cantar I Love Rock 'n' Roll com os punhos erguidos é algo aceito. Jett deve cantar 17 músicas e ainda dar uma canja no show dos Foo Fighters que acontece a seguir.

Foo Fighters letras
Foo Fighters - Cidade Jardim - 20 e 30
Custou mas finalmente Dave Grohl está de volta ao país. Afinal já se passaram 11 anos desde o show no terceiro Rock in Rio. A diferença é que hoje os Foo Fighters estão com a posição de banda top mais do que sedimentada, lotando estádios ao redor do planeta e vendendo muito. A banda deve tocar cerca de 23 músicas entre hits, faixas do último disco e covers como a de In the Flesh do Pink Floyd.

Tenda Eletrônica

Calvin Harris
Para quem quiser descansar um pouco os ouvidos das guitarras o Palco Perry - dedicado à música eletrônica - é uma boa opção. Por ali será possível conferir a sempre doida Peaches (às 17 horas), o som gravíssimo do Bassnectar (18 e 45) e a música já clássica, mas ainda potente, do Crystal Method.

A grande estrela do palco é o DJ superstar Calvin Harris (foto) que, para desespero dos mais ecléticos, irá se apresentar exatamente na mesma hora que os Foo Fighters. Para quem quiser ver um pouquinho de cada show Harris tocará das 21 e 30 às 22 e 45.

Entre no clima do Lollapalooza ouvindo a Playlist com os astros que estarão no festival.