O cantor Wando morreu na manhã desta quarta feira em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte após sofrer uma parada respiratória.

O autor de sucessos como Moça e wando estava internado no Biocor Instituto desde o dia 27 de janeiro quando foi internado às pressas. Nesse período ele passou por duas cirurgias e sofre um infarte agudo no hospital. O cantor tinha 66 anos e segundo os médicos demonstrava sinais de melhora nos últimos dias.

Wando despontou no cenário musical brasileiro no início dos anos 70. Seu primeiro disco "Glória a Deus e Samba na Terra" saiu em 1973. Apesar de ter se popularizado como cantor de músicas românticas, no princípio ele se lançou como sambista. O sucesso mesmo veio em 1975 com o disco que trazia a hoje clássica Moça que se tornaria uma de suas marcas registradas. No ano seguinte teve a honra de ter uma composição sua gravada por Roberto Carlos (A Menina E O Poeta) e seguiu lançando discos que surpreenderão quem só conhece seus sucessos dos anos 80 e 90.

Wando tornou-se realmente popular na década de 80 quando se reinventou como cantor de canções de forte apelo sensual. Músicas como Coisa Cristalina (1983), Chora Coração e principalmente Fogo e Paixão se tornaram algumas das músicas mais tocadas e famosas do cancioneiro popular do Brasil.

Foi nessa época que o personagem Wando também ganhou força. O cantor que colecionava calcinhas, lançava discos com títulos sugestivos como "Obsceno" ou "Tenda dos Prazeres" e dava entrevistas pra lá de divertidas aos programas de televisão. Apesar de ter visto sua popularidade diminuir nas últimas duas décadas, Wando sempre manteve-se em evidência e continuava a fazer shows para bons públicos em todo o país.

Wando deixa como legado uma discografia de 28 álbuns e pelo menos duas músicas (Fogo e Paixão e Moça) que quase todo brasileiro sabe cantar de cor e salteado.


Música Fogo e Paixão de Wando no Vagalume!