Hoje dia 2 de fevereiro é aniversário de Shakira. A colombiana, seguramente a maior estrela pop a sair de um país latino, completa 35 anos e prova que continua não só bonita e com o corpo mais invejado do showbusiness, mas também com a carreira em constante evolução.

E pensar que tudo começou quando ela tinha apenas 14 anos num já longínquo 1991 - prova que o talento dela vem de tempos remotos.
O que surpreende ao vermos a sua carreira é perceber como a determinação e ambição sempre a acompanharam.

Shakira letras
Se hoje é razoavelmente comum termos artistas cantando música pop em espanhol com sucesso no Brasil, vale lembrar que nem sempre foi assim e coube a Shakira ajudar a quebrar um pouco dessa barreira.

Os mais velhos devem se lembrar de vê-la fazendo playback em diversos programas populares (e um ou outro popularesco mesmo) da nossa tv na primeira metade dos anos 90. Mas foi ali que ela fez seu nome por estes lados, angariou a simpatia do público brasileiro e, principalmente, mostrou que sim, era possível um artista latino fazer sucesso no Brasil, desde que ele estivesse disposto a trabalhar bastante.

Shakira
Shakira Laundry Service
O passo seguinte foi tentar chegar ao cobiçado, e igualmente complicado, mercado americano. Aproveitando que a maré estava boa no começo da década passada com os estouros de Ricky Martin e Enrique Iglesias, a cantora então trabalhou em um disco com potencial de "crossover" (o nome que se dá quando um artista consegue extrapolar o seu nicho de mercado).

O resultado foi Laundry Service que se tornou um verdadeiro blockbuster mundo afora - foram mais de 13 milhões de cópias vendidas.

Shakira
Shakira (Foto: Reprodução)
Desde então a carreira de Shakira só prosperou com uma série de discos e turnês de grande sucesso. A cantora também usa de sua enorme popularidade para divulgar causas beneficentes além de ter criado a Pies Descalzos Foundation que dá educação para crianças pobres da Colombia.

No lado pessoal ela é bem discreta e, ao contrário de boa parte das estrelas do mundo da fama, caseira. Seu primeiro romance mais comentado foi com Antonio de la Rúa filho do então presidente argentino Fernando de la Rúa. Os dois ficaram juntos por 11 anos.

Após a separação ela passou a namorar o jogador do Barcelona Gerard Piqué com quem está atualmente. Curiosamente ele também aniversaria no dia de hoje - está completando 25 anos. Ano passado chegou a cogitar-se que ela estaria grávida de seu primeiro filho, mas logo os boatos foram desmentidos.

Shakira já disse que pretende voltar em breve aos estúdios e que já está com algum material composto. Será que teremos um novo álbum ainda em 2012? Vamos esperar. Enquanto o disco não sai celebrem o aniversário da mais querida das colombianas conferindo o clipe de Rabiosa (feat. Pitbull).


Música Rabiosa (feat. El Cata) de Shakira no Vagalume!